Notícias

< voltar
31/Ago/2018 - 08:00 - Atualizado em 29/Ago/2018 - 14:05

Veja 9 tecnologias de Os Jetsons que viraram realidade

Robôs, videoconferência, clonagem e carros voadores. Confira outros itens da lista!


Por Renato Carvalho/SIMI Belo Horizonte/MG
Desenho retratava um futuro que se passava em 2062
Crédito: William Hanna/Joseph Barbera

O clássico desenho Os Jetsons, exibido originalmente a partir de 1962, retratava um cenário futurista que se passava em 2062. O fantástico desenho mexeu com a imaginação de muita criança com as engenhocas que faziam parte daquela família.

Hoje, mais de 50 anos depois, enquanto algumas das tecnologias usadas no desenho se tornaram realidade, umas inclusive até mais avançadas, outras ainda parecem distantes de existir. Confira a lista:

Empregada-robô
Quem não queria ter algum robô que fizesse todo o serviço doméstico como a Rosie fazia? Atualmente já existem diversas máquinas que ajudam a manter a casa organizada. Talvez não tenhamos chegado, ainda, nos moldes de Os Jetsons, mas já temos discos que varrem e aspiram a casa, robôs que limpam a piscina e até humanoides que fazem a limpeza da casa, colocam a roupa na máquina de lavar e esquentam comida no microondas.

A fabricação em série de Mahru-Z é inviável, pelo alto custo de produção.

Videoconferência
No desenho, as videoconferências são frequentes por televisores e até por relógios. Hoje já fazemos essas conferências por computadores, notebooks, smart TVs, smartphones. Só falta a funcionalidade chegar aos smartwatches.

Câmara de bronzeamento
As câmaras de bronzeamento chegaram ao mercado em 1978. No desenho, uma década antes, um personagem se bronzeia deitado no conforto de sua cama.

Carros voadores
Ok. Ainda não existem como apresentado no desenho, mas há vários protótipos de aviões com asas retráteis, que permitem que os veículos andem pelas ruas. Empresas como Airbus, Embraer, Uber e Google também trabalham no projeto de carros voadores e, muito em breve, deveremos ter esses veículos cruzando os céus por aí.

Viagens para a Lua
Em Os Jetsons viagens para a Lua eram super comuns. Elroy, em um dos episódios, vai para lá em uma excursão de escoteiros. Apesar de esses passeios ainda não estarem disponíveis, algumas empresas já trabalham para oferecer os passeios espaciais.

Jetpack
No desenho era comum a locomoção das pessoas por mochilas de propulsão a jato. A previsão se concretizou e existem empresas que produzem o objeto. Inclusive, em 2002, a Grande Rio contou uma demonstração do jetpack em seu desfile na Sapucaí.

Cidades flutuantes
Esse é outro ponto que ainda não existe, mas empresas já prototitpam prédios que flutuam sobre o mar. O objetivo é lidar com a superlotação nas cidades em terra.

Inspirado nas recentes mudanças climáticas e no aumento do nível do mar, o escritório de arquitetura russo Remistudio resolveu desenvolver o Ark Hotel. Trata-se de um edifício capaz de flutuar no mar

Clonagem
Em um episódio, George decidiu criar outro George para ir ao trabalho enquanto ele ficaria em casa descansando. Na época de Os Jetsons a clonagem humana passou a ser debatida como uma possibilidade real. Após isso, vários animais já foram clonados.

Máquina para solucionar problemas matemáticos
Elroy usa um ‘computador oral’ para resolver seus problemas matemáticos. Ele fala e a máquina responde com a resposta. A tecnologia hoje está mais avançada. Além de aplicativos que usam a câmera para solucionar problemas matemáticos em livros, folhas, temos também os assistentes de voz como Siri, Cortana e Google Now, que respondem às questões do usuário.

Sabe de mais alguma que virou realidade ou algo que ficou ultrapassado? Comente!

#inovação#tecnologia#JetsonsFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.