A criomicroscopia, técnica que permite a visualização de vírus, bactérias, células e tecidos vitrificados, ou seja, congelados em seu estado natural, será pauta de um workshop na UFMG. O evento será realizado entre os dias 3 e 7 de dezembro e receberá especialistas de outros lugares do Brasil, da Europa, China e Japão.
A técnica tem permitido ampliar a compreensão dos processos biológicos e o desenvolvimento de novos fármacos. Além disso, a criomicroscopia possibilita a obtenção de imagens tridimensionais de células, organelas, complexos proteicos e até mesmo moléculas individuais, com qualidade inédita e escala quase atômica.
O encontro em Belo Horizonte tem como proposta estimular o uso de criotécnicas em microscopia eletrônica pelos pesquisadores do Brasil e de toda América Latina, além de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica.
O workshop “Criotécnicas de microscopia eletrônica como ferramentas para elucidação de processos biológicos” é dirigido a pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, Centros de Pesquisas e Empresas; estudantes de pós-graduação e de graduação.
As inscrições estão disponíveis no site do evento: www.microscopia.ufmg.br/CryoEM2018.html.
Programação
Práticas
As sessões práticas para realização de experimentos em criotécnicas ocorrerão de 3 a 5 de dezembro, no Centro de Microscopia, e abordarão os tópicos: congelamento rápido por imersão (plunge-freezing), congelamento por alta-pressão (high-pressure freezing), criosubstituição (freeze-substitution), crio-ultramicrotomia (cryo-ultramicrotomy), criofratura (freeze fracture), e tomografia (tomography). Serão 18 participantes selecionados.
Palestras
As palestras, abertas a todos os inscritos, acontecem nos dias 6 e 7 de dezembro. Cientistas de instituições do Reino Unido, Suíça, França, Suécia, China e Brasil discutirão temas como a história da criomicroscopia e como tem sido utilizada para ampliar o conhecimento sobre doenças tropicais, estrutura de vírus, a interação de parasitas com hospedeiros em doenças tropicais, o estudo de vírus que afetam crescimento de plantas, assim como novas possibilidades em criomicroscopia.
Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.