Notícias

< voltar
02/Out/2018 - 13:30 - Atualizado em 02/Out/2018 - 15:10

Workshop da UFMG traz cientistas internacionais em criomicroscopia

Workshop vai discutir Criotécnica sem Microscopia Eletrônica entre 3 e 7 de dezembro; tema rendeu Prêmio Nobel em Química a pesquisadores


Por Redação Belo Horizonte/MG

A criomicroscopia, técnica que permite a visualização de vírus, bactérias, células e tecidos vitrificados, ou seja, congelados em seu estado natural, será pauta de um workshop na UFMG. O evento será realizado entre os dias 3 e 7 de dezembro e receberá especialistas de outros lugares do Brasil, da Europa, China e Japão.

A técnica tem permitido ampliar a compreensão dos processos biológicos e o desenvolvimento de novos fármacos. Além disso, a criomicroscopia possibilita a obtenção de imagens tridimensionais de células, organelas, complexos proteicos e até mesmo moléculas individuais, com qualidade inédita e escala quase atômica.

O encontro em Belo Horizonte tem como proposta estimular o uso de criotécnicas em microscopia eletrônica pelos pesquisadores do Brasil e de toda América Latina, além de contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica.

O workshop “Criotécnicas de microscopia eletrônica como ferramentas para elucidação de processos biológicos” é dirigido a pesquisadores de Instituições de Ensino Superior, Centros de Pesquisas e Empresas; estudantes de pós-graduação e de graduação.

As inscrições estão disponíveis no site do evento: www.microscopia.ufmg.br/CryoEM2018.html.

Programação

Práticas

As sessões práticas para realização de experimentos em criotécnicas ocorrerão de 3 a 5 de dezembro, no Centro de Microscopia, e abordarão os tópicos: congelamento rápido por imersão (plunge-freezing), congelamento por alta-pressão (high-pressure freezing), criosubstituição (freeze-substitution), crio-ultramicrotomia (cryo-ultramicrotomy), criofratura (freeze fracture), e tomografia (tomography). Serão 18 participantes selecionados.

Palestras

As palestras, abertas a todos os inscritos, acontecem nos dias 6 e 7 de dezembro. Cientistas de instituições do Reino Unido, Suíça, França, Suécia, China e Brasil discutirão temas como a história da criomicroscopia e como tem sido utilizada para ampliar o conhecimento sobre doenças tropicais,  estrutura de vírus, a interação de parasitas com hospedeiros em doenças tropicais, o estudo de vírus que afetam crescimento de plantas, assim como novas possibilidades em criomicroscopia.

#educação#pesquisa#ciência#ufmg#workshopFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.