Notícias

< voltar
04/Mai/2017 - 11:12 - Atualizado em 04/Mai/2017 - 11:39

Aluno da Uaitec desenvolve guia digital para Jequitinhonha

Aplicativo traz informações sobre estabelecimentos comerciais e serviços públicos úteis


Por Renato Carvalho/SIMI Belo Horizonte
Rodrigo Sena está no 5º período de Administração e também faz o curso de Analista de Mídias Sociais na Uaitec
Crédito: Uaitec

Desenvolver aplicativos e se aproximar do mundo tecnológico não é tão difícil quanto possa parecer. Na verdade, há várias oportunidades para isso, basta saber aproveitá-las. Foi o que fez Rodrigo Sena, de 28 anos, morador de Jequitinhonha.

Curioso, Rodrigo assistia a vídeos no YouTube sobre desenvolvimento de aplicativos, mas queria aprofundar os conhecimentos. Foi aí que encontrou na Uaitec (Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais) a oportunidade de se capacitar.

Ele iniciou o curso de Programador de Dispositivos Móveis e, com o que aprendeu, criou seis aplicativos. O principal é um guia comercial da cidade, chamado Guia Jequi. “Muitas pessoas pediam o número de lojas da cidade em grupos de Whatsapp, então tive a ideia de desenvolver um aplicativo”, contou.

O app traz o contato de empresas locais, cardápios de lanchonetes, além de telefones úteis de serviços públicos. A ideia do desenvolvedor é gerar parcerias com empresários para que suas empresas tenham destaque no aplicativo.

A Uaitec foi muito importante para o desenvolvimento das habilidades de Rodrigo. “A ajuda foi muito grande, pelo fato de morar em uma cidade do interior, sem muitas oportunidades de cursos. No curso gratuito e semipresencial fui apresentado a algumas plataformas de desenvolvimento que não encontramos com facilidade”, explicou.

Além do guia, Rodrigo desenvolveu também três jogos, um guia que ajuda a se sair bem em entrevistas de emprego, um modelo de aplicativo para salão de beleza, um app para uma banda e outro guia comercial para uma cidade vizinha.

O Guia Jequi está disponível para Android.

#inovação#MinasDigital#app#UaitecFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.