Notícias

< voltar
21/Fev/2018 - 07:00 - Atualizado em 20/Fev/2018 - 18:03

Aplicativo identifica objetos e ajuda pessoas com deficiência visual

A partir da câmera do smartphone, app lê em voz alta, e em tempo real, objetos exibidos na tela


Por Renato Carvalho/SIMI Belo Horizonte
Aplicativo funciona em sete línguas 
Crédito: Divulgação

Um dos grandes desafios da tecnologia é reduzir as barreiras enfrentadas por pessoas com qualquer tipo de deficiência. Oferecer igualdade de condições e proporcionar uma vida melhor a essas pessoas pode transformar suas vidas.

Pessoas cegas ou com visibilidade reduzida agora contam com a ajuda de um aplicativo para smartphone que reconhece milhares de objetos em tempo real. Com auxílio da câmera do aparelho, o Aipoly identifica os itens exibidos pela câmera e narra os objetos presentes em frente à pessoa.

Na versão gratuita, além de identificar objetos, ele consegue identificar diferentes tonalidades de cores e funciona em sete línguas. Já na versão paga, é possível identificar animais, alimentos, plantas, dinheiro e outras funcionalidades.

O aplicativo venceu como o mais inovador da CES 2017. Ele está disponível para Android e iOS.

Mercado

Além do app, a empresa está investindo em uma tecnologia para automatizar a experiência de usuários em supermercados. Assim como a tecnologia lançada pela Amazon, a partir de inteligência artificial, os mercados conseguem identificar quais produtos as pessoas pegam na prateleira, evitando filas e a necessidade de pagamento em caixas.

#inovação#tecnologia#aplicativo#acessibilidade#appFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.