Notícias

< voltar
31/Jan/2017 - 11:27 - Atualizado em 01/Fev/2017 - 09:25

Aplicativo que auxilia o pré-natal é desenvolvido na UFMG

Projeto teve apoio da Fapemig e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais


Por Redação Belo Horizonte

A Faculdade de Medicina da UFMG planejou e desenvolveu o aplicativo “Meu Pré-Natal”, um programa interativo que busca responder as principais dúvidas das gestantes durante o atendimento pré-natal, de acordo com seu período gestacional.  Segundo a coordenadora do projeto e professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Zilma Reis, a ideia do aplicativo surgiu a partir das demandas vivenciadas durante o atendimento pré-natal e da dificuldade de, muitas vezes, conversar em uma linguagem que as futuras mães consigam entender.

Em entrevista divulgada pela Agência Minas, a professora exaltou o objetivo do projeto: "Esse aplicativo foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de professores e alunos da UFMG e profissionais da computação. Além de divulgar as melhores práticas de assistência a gestação diretamente para as mulheres, o projeto tem o objetivo cientifico de testar troca de informações sobre saúde", disse Zilma.

As origens

A ideia do aplicativo surgiu a partir das demandas vivenciadas durante o atendimento pré-natal e da dificuldade de, muitas vezes, conversar em uma linguagem que as futuras mães consigam entender. “Esse é um aplicativo com enfoque educacional, voltado para o casal grávido, principalmente à gestante, procurando apoiar com informações adequadas à trajetória desde o momento que engravida até o pós-parto”, pontua Zilma.

Apoio institucional

A iniciativa contou com o recurso do projeto de pesquisa chamado Skin Age, desenvolvido na UFMG, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Fundação Bill & Melinda Gates, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), CNPq e o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SCTIE/MS), através dos editais do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) Redes 2013.

O “Meu Pré-Natal” foi feito em uma versão única disponível gratuitamente para iOS e Android (em breve também para o Windows Phone), além de ser pensado para ser intuitivo e prático. Nas próximas versões, estão previstos os idiomas espanhol e inglês.

#fapemig#saúde#DCCUFMG#prenatalFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.