Notícias

< voltar
13/Nov/2017 - 17:20 - Atualizado em 13/Nov/2017 - 19:35

BH foi sede da primeira edição do Museomix na América do Sul

Maratona criativa internacional foi realizada simultaneamente em 43 museus de oito países


Por Pedro Matos/SIMI Belo Horizonte
Público interagiu com protótipos que ficaram expostos no Circuito Liberadade
Crédito: Lucas Nolasco/SIMI

Nos dias 10, 11 e 12 de novembro, Belo Horizonte sediou o Museomix, uma maratona criativa internacional, que foi realizada simultaneamente em 43 museus de oito países. 

No Museomix, profissionais e estudantes de áreas como publicidade, arquitetura e designer, formaram equipes multidisciplinares com o objetivo de criar ideias e protótipos que promovessem novas formas de interação entre a sociedade e os museus.

A maratona aconteceu no Circuito Liberdade e, no domingo, o evento foi aberto ao público, permitindo que as pessoas que passavam pelo local interagissem com os projetos elaborados nos três dias de evento.

Uma das ideias elaboradas no Museomix, por exemplo, foi a criação de um quebra-cabeça em que os visitantes seriam desafiados a visitar diferentes museus do Circuito Liberdade para completar o jogo. Outra ideia teve como objetivo criar um museu interativo, em que diversas pessoas poderiam criar suas rotas pelos museus e compartilhá-las com amigos em suas redes sociais.

Essa foi a primeira vez em que o Museomix aconteceu na América do Sul.

Museomix

O Museomix teve origem na França, em 2011, e desde então já aconteceu em oito países e 43 museus. Em Belo Horizonte, o projeto foi realizado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), do Circuito Liberdade e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).

A iniciativa contou também com a parceria da Embaixada da França no Brasil, do BDMG Cultural, da Prodemge, da Codemig, dos Centros Universitários Newton Paiva, UNA e UNI-BH, da Bosh, da Atmosphera e da Gerdau, além de empresas e entidades.

Assista abaixo ao vídeo da TV SIMI sobre o Museomix em BH:

#inovação#tvsimi#ArtesFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.