Notícias

< voltar
12/Fev/2018 - 07:00 - Atualizado em 09/Fev/2018 - 16:14

Black Mirror? Intel cria óculos inteligentes que projetam notificações na retina

Óculos fazem com que pequenas notificações sejam exibidas no canto inferior direito da visão de seu usuário


Por Redação Belo Horizonte

O site The Verge trouxe informações de que a Intel está trabalhando em óculos inteligentes. O protótipo se chama Vaunt e promete projetar informações nos olhos do usuário por meio de lasers.

Segundo o texto do site, a empresa desenhou o hardware do zero. Os óculos usam um laser chamado VCSEL que, segundo a fabricante, é de baixa intensidade e considerado seguro. O laser dispara uma imagem em vários tons de vermelho sobre um refletor holográfico que fica na lente direita dos óculos.

A imagem é refletida diretamente na retina do usuário, que enxerga as informações no canto direito da sua visão. Inicialmente, a tecnologia não permite reproduzir informações complexas. Ela serve apenas para exibir notificações sem que o usuário tire o celular do bolso.

Sem botões, o Vaunt é controlado apenas com gestos com a cabeça, que são detectados por um acelerômetro e um compasso. Um leve movimento para os lados e o usuário pode apagar a notificação de sua visão.

O foco não será problema, já que a imagem é exibida diretamente na retina, mesmo se a tecnologia for usada em óculos de grau. As imagens só são visíveis enquanto o usuário olha para o canto inferior direito. Se olhar para outro ângulo, a imagem some.

A Intel pretende fazer com que o display seja o mínimo possível intrusivo e também planeja desenvolver outros formatos de armação para óculos. A tecnologia ainda não tem preço nem data de lançamento.

Quer saber mais sobre o projeto? Assista ao vídeo do The Verge sobre a tecnologia:

 Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.