Notícias

< voltar
03/Abr/2018 - 15:05 - Atualizado em 03/Abr/2018 - 18:19

Conecta Gov lançará edital de inovação aberta para solucionar desafios do Estado

Desafios das secretarias estaduais foram apresentados durante o Minas Digital Summit; edital será lançado em breve


Por Paula Isis/Simi Belo Horizonte
Gestores e autoridades das secretarias do Governo de Minas Gerais apresentaram seus desafios para que soluções inovadoras possam melhorar os serviços e produtos prestados à sociedade
Crédito: Lucas Nolasco/Simi

Desafio. Essa é a palavra que define o encontro do projeto Conecta Gov, do Hub Minas Digital, realizado durante o Minas Digital Summit, nesta terça-feira, 3 de abril, em Belo Horizonte. Durante todo o dia, gestores e autoridades das secretarias do Governo de Minas Gerais apresentaram seus desafios para que soluções inovadoras possam melhorar os serviços e produtos prestados à sociedade. Idealizado pelo Hub Minas Digital, o Conecta Gov tem como objetivo aproximar ainda mais a inovação do setor público, conectando entidades às startups de base tecnológica.“Queremos valorizar os saberes que já existem em nosso ecossistema”, destacou o analista de inovação do projeto, Marcelo Dionísio.

“Queremos valorizar os saberes que já existem em nosso ecossistema”, destacou o analista de inovação do projeto, Marcelo Dionísio
Crédito: Lucas Nolasco/Simi

"A iniciativa inédita no governo estadual mostrou-se inovadora desde a sua concepção. Hoje, só de estarmos nessa sala pensando juntos em desafios e soluções, já estamos inovando", ressaltou Janaína Araújo, superintendente de Inovação Prodemge, empresa parceira do projeto.

Janaína Araújo, superintendente de Inovação Prodemge
Crédito: Lucas Nolasco/Simi

Durante o workshop, de forma leve e descontraída, cada secretaria apresentou quais os serviços prestados e como eles podem mudar a sociedade. Durante a parte da tarde, utilizando a metodologia design thinkingos participantes apresentaram os desafios internos.

O painel Inovação no Setor Público reuniu empresas de diversos setores, como a ONG Vetor Brasil, a Prodemge, a Seplag e a startup SmartGov, que vem trabalhando a desburocratização do setor. Para Daniel Lança, CEO da startup, um dos maiores desafios de levar a inovação para o setor público são os dados fechados.

Daniel Lança, CEO da startup SmartGov
Crédito: Lucas Nolasco/Simi

Muitos dos dados estão no computador do servidor e somente ele tem acesso. Uma vez realizei um trabalho em uma prefeitura na qual inovamos ao colocar a planilhas no Google Drive, possibilitando que todos os funcionários tivessem acesso. É uma coisa simples, mas para aquele lugar foi uma inovação”, destacou Lança.

Além disso, Daniel chamou a atenção dos gestores públicos para a questão de que a inovação nem sempre está atrelada à tecnologia, e que muitos deles, têm medo de inovar justamente por conhecer as limitações tecnológicas da instituição.

Ao fim do dia, todos os desafios foram compilados para que, em breve, seja lançado um edital. Sobre a data de lançamento, Pedro Vaz, do Conecta Gov, ressaltou que hoje eles começaram, em conjunto, a montar o edital. “É um trabalho de todos que estão aqui no Minas Digital Summit.”  


SimplificAção apresenta dados positivos na desburocratização do setor público

Um case de sucesso do Governo do Estado são as ações da Comunidade SimplificAção, da Prodemge. A comunidade, lançada em agosto do ano passado, reúne servidores públicos com o objetivo de desburocratizar, modernizar e inovar a gestão pública. Com 17 projetos em andamento, a comunidade apresentou dois cases com dados que comprovam o quanto a inovação diminui tempo e gastos de serviços públicos.

O trabalho de otimização do processo de Fiscalização Operacional realizado junto à Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) apontou redução de 50% do tempo gasto para execução de processo e redução de 61% do tempo gasto para elaboração dos relatórios.

Já na Fhemig (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais), o projeto atuou no processo seletivo simplificado. A comunidade conseguiu reduzir o tempo médio de aprovação das vagas de 19 dias para 4, além do número de assinaturas de 12 para 3.

Quer saber mais sobre o Conecta Gov? Aperte o play no vídeo da TV SIMI.

Confira galeria de fotos do evento:

#inovação#evento#governo#encontroparainovação#MinasDigitalSummitFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.