Notícias

< voltar
16/Set/2016 - 00:00 - Atualizado em 21/Set/2016 - 09:44

Conheça a estrutura que o CIT-SENAI/MG oferece ao ecossistema de inovação

Campus Cetec oferece laboratórios de serviços técnicos e tecnológicos em diversas áreas da indústria


Por Paula Isis/Simi Belo Horizonte
Crédito: Senai/Divulgação

Um local com mais de 121 mil m² movido pela tecnologia e inovação. Esse é o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT-SENAI/MG), de Belo Horizonte. Composto por laboratórios de ultima geração, o campus desenvolve novas soluções para a indústria brasileira com o intuito de aumentar a produtividade de forma eficiente e sustentável. “Contamos com mais de 50 mestres e doutores, transformando conhecimento em riqueza para o país”, afirma José Luciano de Assis Pereira, gerente de Tecnologia e Inovação do CIT.

O CIT Senai conta com cinco Institutos Senai de Tecnologia (ISTs) e três Institutos Senai de Inovação (ISIs). “Todos fazem parte de uma rede que contempla soluções integradas em serviços tecnológicos e de inovação para a indústria, distribuídas em 25 ISIs e 57 ISTs por todo o país”, explica José Luciano. Desta forma, um projeto pode ser desenvolvido dentro da rede nacional, que compreende diversificado portfólio de conhecimento nas mais diversas linhas de atuação de seus institutos. “Tal estrutura de trabalho permite aos institutos cobrir grande parte da demanda de desenvolvimento apontada pela indústria nacional”, explica.

Além disso, o CIT Senai já desenvolve trabalhos em Metrologia, Consultoria e P&D para empresas de grande e médio porte de Minas Gerais e do resto do país, de setores distintos como naval, P&G, automotivo, alimentos, siderúrgico e de mineração.

No local, o empreendedor encontra espaço adequado para desenvolver seus projetos. Em um mesmo espaço, startups interagem com o Laboratório Aberto do Senai para desenvolver projetos de inovação e aproveitar do conhecimento e da tecnologia disponível nos institutos, quando for o caso, para a prototipação de suas ideias. As empresas parcerias de base tecnológicas, Csem Brasil, Biominas e Embraer também estão alocadas no sítio do CIT.

Para José Luciano, a importância do CIT para o ecossistema de inovação de Minas Gerais está na riqueza do trabalho colaborativo com a indústria, com os empreendedores, com as universidades e ICTs públicas e privadas do país. “Este trabalho já é realidade e a sociedade precisa nos conhecer melhor. Estamos de portas abertas”, finaliza.

Para saber mais sobre o CIT-SENAI/MG, acesse: fiemg.com.br/cit

Confira o vídeo abaixo e conheça um pouco mais do Campus Cetec:

#inovação#belohorizonte#biotecnologia#FIEMG#laboratórios#senaiFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.