Notícias

< voltar
14/Dez/2016 - 00:00 - Atualizado em 14/Dez/2016 - 16:10

Conheça os 7 eventos de tecnologia que marcaram o ano de 2016

Eventos de tecnologia movimentaram o ecossistema empreendedor em Minas Gerais


Por Alysson Lisboa/SIMI Belo Horizonte
A FINIT, considerada a feira mais inovadora da América Latina, aconteceu em Belo Horizonte, em dezembro deste ano
Crédito: Gabriel Maciel/Sedectes

O ano de 2016 ficará marcado na memória dos amantes da tecnologia. Durante todo o ano, uma intensa agenda de eventos marcou o calendário do Estado. Participantes de todas as partes do Brasil e do mundo desembarcaram em Minas Gerais para conhecer de perto o movimento das startups, novidades da ciência e o trabalho desenvolvido pelas nossas faculdades. Foram dezenas de eventos em 2016 e o Simi separou os 7 com maior destaque, confiram!

1) Foms - Fórum de Mídias Sociais - março

O evento abriu o calendário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Sedectes, e aconteceu no auditório do Hotel Ouro Minas. Durante todo o dia, especialistas e influenciadores digitais debateram sobre como as redes sociais podem transformar os negócios e gerar renda. Participaram Cid (Não Salvo); Cris Guerra; PC Siqueira; Juzão, Vitor Peçanha, entre outros. O evento foi um sucesso e em dois minutos todos os ingressos já haviam se esgotado.

Clique aqui e confira cobertura do evento.

Cid, do Não Salvo, foi um dos convidados do FOMS
Crédito: Sedectes

2) Imagine Cup Microsoft - abril

Conhecida como Olimpíada do Conhecimento, a Imagine Cup é um torneio mundial entre universitários que teve sua primeira edição em BH. O jogo Sonho de Jequi, desenvolvido por alunos da PUC Minas, foi o grande vencedor da rodada nacional e disputou nos Estados Unidos a final mundial. O evento foi importante para mostrar ao mundo os nossos talentos. A premiação aconteceu no Auditório JK, na Cidade Administrativa.

Clique aqui e confira cobertura completa do evento.

Equipe Sonho de Jequi venceu a etapa nacional do Imagine Cup
Crédito: Gabriel Maciel/Sedectes

3) Pint of Science - maio

Cientistas discutindo seus projetos de pesquisa em três bares na cidade. O Pint of Science, evento gratuito que teve início em Londres, desembarcou em BH pela primeira vez e foi um sucesso. Durante três dias, o público se dividiu entre temas como biotecnologia, doenças da modernidade, o futuro dos robôs em uma linguagem acessível à população.

Clique aqui e confira cobertura completa do evento.

Cientista discutindo seus projetos de pesquisa em bar de BH durante o Pint of Science
Crédito: Gabriel Maciel/Sedectes

4) Inova Minas Fapemig - agosto

Realizado pelo segundo ano consecutivo, o Inova Minas invadiu a Praça da Liberdade trazendo especialistas, professores, pesquisadores e estudantes de dezenas de escolas públicas e privadas. Mostra de ciência, palestras e premiação de trabalhos aconteceram durante três dias e aproximou a ciência da população da cidade.

Clique aqui e confira cobertura completa do evento.

o Inova Minas invadiu a Praça da Liberdade trazendo especialistas, professores, pesquisadores e estudantes de dezenas de escolas públicas e privadas.
Crédito: Gabriel Maciel/Sedectes

5) Fire - agosto

Reconhecido como o mais importante evento sobre empreendedorismo digital do Brasil, o Fire lotou, durante dois dias, o Palácio das Artes em BH. Nomes conhecidos do mercado e especialistas da Nike, Rock in Rio e Booking.com, por exemplo, discutiram métodos de atração e conversão em vendas de produtos digitais. A perspectiva de poder vender para milhões de pessoas e faturar alto explicam o interesse e repercussão do evento realizado pela Hotmart.

Clique aqui e confira cobertura completa do evento.

Reconhecido como o mais importante evento sobre empreendedorismo digital do Brasil, o Fire lotou, durante dois dias, o Palácio das Artes em BH
Crédito: Alysson Lisboa/Simi

6) Hacktown - Santa Rita do Sapucaí - setembro

Durante três dias, alunos, pesquisadores e população empreendedora desembarcaram em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, para debater tecnologia, alternativas nas áreas de educação e formação empreendedora. Entre os participantes, Boo Aguilar falando sobre Realidade Virtual e Vitor Lentini, responsável pelo desenvolvimento de produtos da IBM Watson Health. Uma equipe do Seed também se apresentou o mostrou as startups que estão sendo aceleradas no programa. O evento também aconteceu em fevereiro.

Clique aqui e confira cobertura completa do evento.

Durante três dias, alunos, pesquisadores e população empreendedora desembarcaram em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, para debater tecnologia, alternativas nas áreas de educação e formação empreendedora.
Crédito: Renato Carvalho/Simi

7) Finit - Feira Internacional de Inovação e Tecnologia - novembro

Realizado de 9 a 13 de novembro, a feira reuniu no Expominas o ecossistema de inovação de Minas Gerais como empreendedores, investidores, estudantes e amantes da tecnologia. Ao todo foram mais de 500 horas de conteúdo e 50 mil pessoas circularam pelo espaço que contemplava o 100 Open Startups, Campus Party, iTec e Arena de Negócios. A Finit também abrigou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Entre as ações que ocorreram no evento, destaque para o Demoday do Seed e Demoday do Lemonade, ambos eventos reconheceram as startups mineiras com maior destaque.

Clique aqui e confira cobertura completa do evento.

A feira reuniu no Expominas o ecossistema de inovação de Minas Gerais como empreendedores, investidores, estudantes e amantes da tecnologia
Crédito: Gabriel Maciel/Sedectes

Para não ficar de fora desses e de outros eventos, acompanhe o Simi. Para conhecer na nossa cobertura acesse o nosso portal ou a TV Simi no YouTube.

#inovaminas#foms#imaginecup#hackathon##FINITFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.