Notícias

< voltar
30/Jan/2018 - 08:00 - Atualizado em 29/Jan/2018 - 12:47

Disney desenvolve fogos de artifício táteis

Projeto, ainda em fase de testes, permite que deficientes visuais sintam as explosões nas palmas das mãos


Por Renato Carvalho/SIMI

A Disney Research, uma rede de laboratórios de pesquisa que apoia a Walt Disney, está desenvolvendo uma tecnologia que quer tornar fogos de artifício mais inclusivos para pessoas com deficiência visual.

O projeto utiliza jatos de água direcionados a uma tela flexível para permitir que pessoas cegas ou com baixa visibilidade consigam sentir as explosões. Basta colocar as mãos do outro lado da tela e os usuários vão sentir os fogos de artifícios táteis, que são semelhantes aos fogos de artifício físicos que são exibidos no céu.

A tecnologia funciona com um Kinect montado com diversos bicos que produzem jatos de água na parte traseira de uma tela de látex. Diferentes bicos produzem diversos efeitos: são três bicos de jato para a criação de foguetes e explosões, um bocal de chuveiro para criar efeitos de crepitações e um bocal para um efeito florido. Além da parte tátil, há elementos visuais na tela, para inclusão total.

O projeto ainda está em fase de demonstração e, por enquanto, apenas foi testado em usuários com visão normal. No entanto, a equipe pretende testar o equipamento em deficientes visuais em breve.

Assista ao vídeo demonstrativo:

#pesquisa#tecnologia#inclusão#DisneyFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.