Notícias

< voltar
24/Jul/2017 - 10:46 - Atualizado em 24/Jul/2017 - 10:48

Edital do FIEMG Lab Acelera Mestrado e Doutorado é lançado

Programa inédito no Brasil vai selecionar times de universidades que tenham criado tecnologia que possam se tornar produtos


Por Redação Belo Horizonte
Crédito: Divulgação Fiemg

Lançado na 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na UFMG, em Belo Horizonte, em 18/07, o FIEMG Lab Acelera Mestrado e Doutorado é um programa de aceleração desenvolvido pela FIEMG em parceria com a Fapemig e Sedectes. Esta iniciativa vai contribuir para que Minas Gerais seja o mais importante centro de inovação do Brasil, por meio de desenvolvimento científico e tecnológico e conexão ao mercado de negócios com grande potencial de inovação aplicada.

Gestor do FIEMG Lab, Fábio Veras, estava no lançamento e comemorou a iniciativa inédita no país, exclusiva para alunos e professores vinculados a mestrado e doutorado de universidades de Minas Gerais. Ele convidou a todos com ideias inovadoras a participar do programa. “Dentro da universidade e dentro do talento empreendedor de pessoas que querem fazer diferença é que nós vamos ter um crescimento do PIB e uma mudança paulatina. Falta a juventude e a academia acreditarem que elas podem. É um processo de transformação cultural”, disse Veras.

O Programa FIEMG Lab Acelera Mestrado e Doutorado vai selecionar quatro times acadêmicos para passarem por um trabalho de “aceleração” por seis meses. Essas equipes (formadas por pessoas físicas ou jurídicas) devem ter tecnologia ou desenvolvimento tecnológico de alto impacto, criados em universidades, que apresentem solução para problema relevante ou seja inovação aplicável em modelo de negócio escalável e com potencial para se tornar um valor no mercado, ou ainda um modelo de negócio concluído a ser aprimorado e colocado em prática neste programa.

Os times acadêmicos devem ter pelos menos dois integrantes, sendo que, pelo menos um deve estar cursando mestrado ou doutorado. Os selecionados receberão os seguintes benefícios: bolsa mensal de desenvolvimento à inovação e empreendedorismo no valor de R$ 1.521; uso da estrutura e infraestrutura do coworking do FIEMG Lab; diagnóstico de maturidade feito por especialistas; participação em palestras com especialistas de mercado e eventos promovidos pelo programa de aceleração FIEMG Lab e conexões acadêmicas e com empresas, investidores potenciais e de mercado entre outros.

As inscrições estão abertas entre o período de 17/07/2017 a 28/08/2017 no site e serão efetivadas mediante preenchimento correto das informações solicitadas. Os resultados da seleção serão divulgados no site http://www.fiemglab.com.br.

O Programa FIEMG Lab Acelera Mestrado e Doutorado é uma iniciativa do Sistema FIEMG em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e o Sebrae Minas.

Matéria originalmente publicada em Fiemg.

#edital##startup##programaçãoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.