Notícias

< voltar
30/Jun/2017 - 16:48 - Atualizado em 30/Jun/2017 - 20:09

Empreenda. Em Ação! divulga universidades selecionadas para o programa 2017-2018

Confira as 16 instituições, públicas e privadas, que participarão da 1ª edição do programa


Por Paula Isis/SIMI Belo Horizonte
Mais de 4.324 estudantes do Estado devem ser impactados pelo programa
Crédito: Paula Isis/SIMI

Dezesseis instituições de ensino superior de Minas Gerais participarão da 1ª edição 2017-2018 do programa Empreenda.Em Ação!. Após uma semana de espera, a banca composta por representantes de instituições que fomentam o empreendedorismo e a inovação em Minas Gerais anunciou as instituições que receberão o programa.

O Empreenda. Em Ação! busca aproximar a comunidade acadêmica do setor produtivo, gerando soluções inovadoras para a sociedade para que novos negócios possam ser apresentados ao mercado. Segundo o Prof.Álvaro R. Pereira Junior, idealizador do programa, o Empreenda.Em Ação! vai impactar cerca de 4.324 estudantes. Além disso, 63 profissionais trabalharão diretamente no programa.

Composto por cinco fases, o programa promove a realização de projetos desenvolvidos integralmente por alunos que competem na idealização, planejamento e apresentação de modelos de negócios reais. Segundo a organização, as primeiras fases serão realizadas por meio de disciplinas ligadas ao empreendedorismo em cada instituição. Durante essa etapa, os projetos serão acompanhados, aprimorados e preparados para uma competição que será realizada pela própria instituição e pelo programa, em eventos locais do Empreenda. Em Ação!.

Os três melhores projetos de cada universidade passarão para a próxima fase do Programa. Na última etapa, os finalistas se encontrarão em Ouro Preto, na grande final do Empreenda. Em Ação!, que vai revelar os melhores projetos de empreendedorismo universitário do Estado. Além da competição, a quinta fase conta com rodadas presenciais e virtuais de investimento.

Programa é resultado de um evento de sucesso da UFOP

O Programa surgiu do Empreenda. Em Ação!, evento criado na disciplina de empreendedorismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 2013. Desde então, tem sido executado a cada semestre, chegando à sua VIII edição neste ano, tendo a cada dia um engajamento maior de professores e de estudantes. Com o sucesso das últimas edições em Ouro Preto, notou-se a oportunidade de difundi-lo para outras instituições. Com isso, foi criado o Movimento Empreenda. Em Ação!, que visa ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora, através de uma rede entre a comunidade acadêmica, parceiros institucionais e gestores públicos e privados.

Confira a instituições de ensino superior selecionadas para o programa 2017-2018:

Milton Campos

UNIUBE

Pitágoras

UFSJ

UFVJM

PUC Minas

Izabela Hendrix

UFOP

UFMG

UNIMONTES

UNIPAM

UFV

UniBH

UFJF

UFTM

Newton Paiva

Sobre a banca

A banca responsável pela seleção das instituições de ensino superior que irão compor o programa é composta pela Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto (ADOP), Superintendência de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (SIT/FIEMG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Rede Mineira de Inovação (RMI), Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES), Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) e Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development (SEED).

#empreendedorismo#inovação#empreendaemaçãoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.