Notícias

< voltar
30/Mar/2018 - 07:00 - Atualizado em 28/Mar/2018 - 14:45

Espaço do Conhecimento UFMG vai permitir observações do sol

Visitantes poderão visualizar o céu por meio de equipamentos específicos para a atividade


Por Redação Belo Horizonte
Crédito: Espaço do Conhecimento UFMG/Divulgação 

Todos os domingos, a partir de 1° de abril, os visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG poderão realizar observações do sol. Das 11h às 13h, o público poderá olhar para o céu com o auxílio de um telescópio solar, que permite ver a estrela em detalhes, percebendo manchas solares e ejeção de matéria. Além do equipamento, haverá óculos especiais para observação.

A atividade será no quinto andar do espaço, com o acompanhamento da equipe do Núcleo de Astronomia. O Terraço Astronômico tem um teto retrátil e a entrada é gratuita. O acesso é feito por meio da retirada de uma senha individual na recepção do museu. Serão distribuídas 120 senhas, por ordem de chegada, a partir das 10h.

Vale destacar que a observação direta do sol, a olho nu ou com equipamentos óticos inadequados, pode trazer danos irreversíveis à visão, como cegueira.

O Espaço

A ideia do Espaço do Conhecimento UFMG é estimular a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.

Para saber mais informações, acesse o site.

Leia também: Semana do Cérebro 2018 aproxima a população da neurociência

#inovação#ciência#conhecimento#astronomia#SolFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.