Notícias

< voltar
04/Mai/2017 - 10:08 - Atualizado em 04/Mai/2017 - 10:56

Esportes, literatura e crianças autistas são destaque do SW do Inatel

Projetos inovadores e criativos marcaram a 4ª edição de evento no Sul de Minas


Por Redação Belo Horizonte
Crédito: Divulgação/Inatel


Esqueça o churrasco ou a balada com os amigos. Durante o último fim de semana, 70 empreendedores se dedicaram a transformar uma ideia em startup, durante a 4ª edição do Startup Weekend Inatel, realizada entre 28 e 30 de abril, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas.

Com participação de startupers de Itajubá, São José dos Campos, Pouso Alegre, São Lourenço, Itabira, Barra Mansa, Santo André, Lavras, Poços de Caldas, Lambari, entre outras cidades, o evento, que durou 54 horas, foi a oportunidade de diferentes perfis debaterem ideias, criarem novas amizades, trabalharem para produzir um MVP (Mínimo Produto Viável) e comprovarem a demanda mercadológica dos produtos criados pelos grupos.

Os participantes foram divididos em 11 grupos e dedicaram horas à produção de um modelo de negócios utilizando a metodologia canvas, discussões, aprimoramento do projeto, intervenções dos tutores, reavaliação do projeto até a apresentação que foi realizada na noite desse domingo, 30 de abril.

Entre tantos projetos inovadores, os jurados escolheram como a grande vencedora a startup “We Play”, uma plataforma que conecta pessoas apaixonadas por esporte. Hector Borrello,  que se deslocou de São Caetano (SP) até a cidade mineira é representante do grupo e comentou a experiência. “Vim aqui com o objetivo de aprender e saí com muitos amigos e energia para seguir adiante. Acredito muito no nosso projeto, pois primeiro acredito no prazer e nos benefícios que o esporte pode trazer à vida das pessoas e como pode ser transformador para a sociedade. Vamos seguir com o projeto.”

O segundo lugar do pódio ficou com a startup “Caçadores de Livros”, um aplicativo que auxilia a conexão de pessoas para doação e troca de livros. Já a terceira colocação ficou com o “Free 2 Life”, um aplicativo que ajuda pais no cuidado com crianças autistas. Além dos três primeiros lugares, o prêmio menção honrosa foi concedido ao projeto “Retrôs”, que busca alternativas para ajudar os idosos.

Além das três startups vencedoras, a “Safe Agro!” foi selecionada para integrar o processo seletivo para a segunda edição do Crowdworking Vale da Eletrônica. As equipes foram convidadas a disputar vagas para a classificação no programa, que abrirá processo seletivo em maio. Elas participarão do pitch final apresentando seus produtos e se selecionadas vão poder desenvolver suas ideias e impulsionar suas startups, contando com a parceria da Inatel, da Ericsson e da Telefónica.

Conheça abaixo as soluções apresentadas:

1 - SafeAgro: Mapeamento de áreas de plantação por drones para o melhor uso dos agrotóxicos.

2 - Caçadores de Livros: Comunidade colaborativa de compartilhamento de livros.

3 - Free2life: Game voltado para autistas para desenvolvimento de interação social e capacidade cognitiva.

4 - Educativa: Plataforma gamificada para solucionar à falta de diálogo entre pais e filhos.

5 - ShareMyTrip: Conectar mulheres que têm os mesmos destinos de viagens e não querem viajar sozinhas.

6 - Retrôs: Empoderamento de idosos através do compartilhamento de seus conhecimentos e suas histórias nas redes sociais.

7 -  We Play: Plataforma para conectar apaixonados por esporte!

8 - Já comprei!: Plataforma de busca de produtos com melhor custo benefício.

9 - Aléia: Compartilhamento de materiais didáticos sem uso.

10 - Fearless: Plataforma de suporte para pessoas inseguras no volante.

11 - MudaHoje: Plataforma de locações de imóveis.

Para conhecer mais sobre o SW Intatel, acesse a fan page oficial do evento. 

#tecnologia#startups#startupweekend#soluçõesFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.