Notícias

< voltar
20/Jul/2017 - 12:10 - Atualizado em 20/Jul/2017 - 14:27

Evento discute a inovação dentro das pequenas empresas

Participantes puderam conhecer o laboratório aberto do Senai e as ações de fomento à inovação e desenvolvimento de protótipos


Por Alysson Lisboa/SIMI Belo Horizonte
Miriam Pedroza Ferreira, analista de informação tecnológica do Instituto Euvaldo Lodi, tirou dúvidas sobre propriedade intelectual e direito autoral
Crédito: Simi/Divulgação

A inovação tecnológica não está restrita apenas às grandes empresas. Para provar isso o  Sistema FIEMG, por meio do Centro de Tecnologia e Inovação SENAI FIEMG, promoveu  essa semana evento dedicado à soluções e iniciativas de apoio à inovação tecnológica para a pequenas empresas.

Diagnósticos personalizados, serviços e produtos, disponibilidade de fomentos, visitas técnicas aos Institutos de Tecnologia e Inovação SENAI e ao Laboratório Aberto, fizeram parte desse encontro que reuniu profissionais das mais diversas áreas.

A abertura do evento contou com a participação do professor José Policarpo – Diretor Executivo do Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG. O segundo debate trouxe discussão sobre o que é inovação e como promovê-la. Na parte da tarde os participantes fizeram uma visita ao Centro Centro de Inovação e Tecnologia e puderam conhecer o laboratório aberto do SENAI CIT.

Laboratório Aberto

O laboratório está sendo ampliado para abrigar novas tecnologias, maquinários, além de mais espaços de coworking. O local é aberto ao público e recebe estudantes e empresas interessadas em desenvolver protótipos e idear produtos. Alysson Amaral, da gerência de empreendedorismo tecnológico destaca que o laboratório proporciona uma conexão entre as pequenas empresas para busca de soluções práticas. Qualquer empresa pode propor um desafio tecnológico e o laboratório aberto pode entrar como parceiro, apresentando as soluções. “Recebemos cientistas, empreendedores e profissionais para atuarem dentro do laboratório aberto”, completa Alysson.

Propriedade Intelectual

A última palestra “Tudo que você sempre quis saber sobre Propriedade Intelectual e nunca teve coragem de perguntar”, proferida pela Miriam Pedroza Ferreira, analista de informação tecnológica do Instituto Euvaldo Lodi, trouxe aos participantes pontos importantes sobre a propriedade intelectual e direito autoral. A especialista destacou os pontos da lei e provocou a plateia quanto ao reduzido volume de patentes que são depositadas no Brasil, além de falar sobre a importância do registro de marcas e depósito de patentes para pequenas empresas.

Para saber mais sobre o laboratório aberto do Senai clique aqui

##SENAI#laboratorioabertoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.