Notícias

< voltar
13/Jan/2017 - 16:35 - Atualizado em 15/Fev/2017 - 17:11

Exposição Xperience traz ciência e diversão a BH

No evento, crianças e adultos podem interagir com mais de 10 experimentos científicos


Por Redação Belo Horizonte
Crédito: Fábio Veloso/SIMI


Os experimentos científicos acontecem no dia a dia sem as pessoas se darem conta. Como o carro para quando alguém pisa no pedal do freio? Como o aparelho de ar-condicionado resfria o ambiente? Por que e como acontecem os tornados? E os raios na atmosfera?

Essas e outras curiosidades vão invadir as férias de janeiro do DiamondMall. Até o dia 4 de fevereiro, o shopping receberá a exposição interativa e inédita em Minas Gerais: “XPERIENCE – Ciência e Diversão”. Adultos e crianças descobrirão, gratuitamente, por meio de aparelhos interativos, as maravilhas da ciência.

Em um cenário colorido e divertido, os visitantes poderão conhecer, explorar e experimentar 19 aparelhos. Dentre eles: “Gerador de Van de Graaff” – experimento científico criado por Robert Jemison Van de Graaf, em 1929. Quem tocar na esfera da máquina eletrostática ficará com os cabelos arrepiados devido à eletricidade; História do cinema (praxinoscópio) – Inventado pelo francês Émile Reynaud, em 1877, o praxinoscópio conta com uma sequência de 12 imagens dispostas nas laterais da parte interna de um cilindro, sendo refletidas por um conjunto de espelhos posicionados no centro do aparelho. Ao ser acionado manualmente, o cilindro gira as figuras, dando a ilusão que estão se movimentando, como se fosse um cinema; “Bicicleta geradora” – o público poderá fazer um rádio de carro, um painel de led e um ventilador funcionarem somente com a força gerada pelos pedais; “Máquina de wimshurst” – os entusiastas pela ciência poderão criar seus próprios raios e se surpreender com a tensão gerada, com a reprodução de uma máquina eletrostática do século 19.

Confira a matéria da TV SIMI:

 

#tecnologia#ciência#férias#diversão#xperienceFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.