Notícias

< voltar
10/Out/2017 - 14:25 - Atualizado em 10/Out/2017 - 15:04

FINIT 2017 quer levar a mentalidade inovadora a jovens mineiros

Lançamento oficial da feira foi realizado nesta terça, 10, e contou com detalhamento de cada espaço e atividades dos cinco dias de evento


Por Renato Carvalho/SIMI Belo Horizonte
Lançamento foi realizado no Espaço CentoeQuatro
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

Na manhã desta terça-feira, 10 de outubro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) de Minas Gerais, apresentou, oficialmente, a FINIT 2017, a segunda edição da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia.

O evento será realizado entre 31 de outubro e 5 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte, e vai ter centenas de horas de conteúdos para todos os tipos de pessoas. Como parte da programação, a Campus Party vai levar diversas atividades e palestrantes relacionados a tecnologia e inovação para jovens vidrados em computação.

Além disso, a Finit terá um amplo espaço para a geração de negócios. A Arena de Negócios conta com uma programação estruturada para auxiliar que grandes empresas se conectem a startups, assim como empreendedores consigam desenvolver seus negócios e colocar suas ideias em prática.

A Arena Experience vai trazer diversas atividades, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Tecnofeira Cotemig e vários estandes de universidades e escolas apresentando seus projetos inovadores. O espaço terá ainda simuladores e o Lounge do Conhecimento SIMI, que oferecerá oficinas, palestras, minicursos, hackathon e várias outras atividades gratuitas para todas as idades.

Por fim, a Arena Criativa será um espaço aberto a todas as pessoas que queiram participar de um ambiente inovador, através da economia criativa. Lá, crianças, jovens e adultos poderão participar de oficinas Do it Yourself em vários setores, como ciências, artesanato, engenharia, design, música, robótica, tecnologia, entre outros.

Durante o lançamento, o secretário Miguel Corrêa destacou que ações como a FINIT são estratégias do Governo de Minas Gerais para buscar a diversificação econômica do estado. Ao lado dele, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Dias, explicou que a Feira é a oportunidade de levar a mentalidade inovadora às crianças e que a data do evento foi escolhida para oportunizar que mais pessoas visitem o evento. “Queremos impactar também pessoas do interior do estado, por isso escolhemos um feriado prolongado”, disse.

Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party, falou sobre o evento de tecnologia que faz parte da FINIT
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

Tonico Novaes, diretor geral da Campus Party Brasil, lembrou a era em que vivemos na qual jovens ensinam as pessoas mais velhas quando trata de tecnologia. “Pela primeira vez, filhos e netos ensinam pais e avós. São influenciadores dentro de casa e a FINIT vai ajudar a mesclar essas gerações”, comentou.

A Campus Party e o encontro da Anpei, que será realizado na Arena de Negócios, são pagos. No entanto, todo o restante da programação da FINIT é gratuita. Para participar, basta acessar o site oficial do evento finit.mg.gov.br e se inscrever nas atividades desejadas.

Grupo apresentou peça de teatro demonstrando algumas das atividades lúdicas que vão acontecer na FINIT
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

#empreendedorismo#inovação#MinasDigital#FINIT2017#CPMG2Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.