Notícias

< voltar
20/Mar/2016 - 15:41

FOMS: o poder da internet com Cid do Não Salvo

Do início dos memes ao Wendell Lira, Não Salvo sabe viralizar na internet


Por Paula Isis/SIMI

“Vocês podem fazer com que as pessoas acreditem em qualquer coisa na internet”. Foi com essa fala que Cid, criador do Blog Não Salvo, explicou o poder da internet durante a 1ª edição do Fórum de Mídias Sociais (FOMS), em Belo Horizonte, Minas Gerais. O blog, que surgiu em 2009, durante o seu trajeto para o trabalho, se tornou uma das plataformas que mais impulsionam pessoas ao estrelato na web e mobiliza pessoas na internet com brincadeiras e situações cotidianas.

A trajetória de Cid teve início com o Orkut. Na época, era dono de mais de mil comunidades, que tinham em média 500 usuários, sendo uma delas a “Tô fazendo amor com oito pessoas”.

O primeiro viral

Na época do Orkut, Cid resolveu brincar com a própria morte. “Pedi que três amigos entrassem no meu perfil deixasse um scrap com uma mensagem emocionada como se eu tivesse falecido. Muitos amigos que entraram no meu perfil e viram a mensagem começaram a acreditar. Ninguém me telefonou, mas, como viram na internet, começaram a acreditar. E todo mundo começou a escrever recado emocionante, afinal lá do além eu ficaria feliz”.

Cid recorda-se que o boato ganhou tanta veracidade que uma menina mandou uma coroa de flores para casa dele. “Minha mãe desmaiou quando viu e quase acreditou porque eu estava sem celular e ela não conseguia falar comigo”.

Não Salvo

O auge como criador de virais veio em 2010. Durante a Copa do Mundo na África do Sul, o Não Salvo lançou a hashtag #calabocagalvao que até hoje é recorde mundial no trending topics do twitter porque ficou durante 14 dias. “Era uma frase que todo mundo falava há pelo menos 30 anos, então a gente só jogou na internet. O legal da internet é isso. Você não controla o que vai virar viral ou não”.

Recentemente, o Não Salvo foi responsável pela campanha do Wendell Lira para o prêmio Puskas como o gol mais bonito do ano. “O mérito é todo do Wendell, só dei um empurrão”.

O FOMS é uma realização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais.

Aperte o play e confira a cobertura da TV SIMI durante o evento: 

Confira galeria com as fotos oficiais do evento:
FOMS

 Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.