Notícias

< voltar
27/Jun/2017 - 15:59 - Atualizado em 27/Jun/2017 - 17:55

Franceses e peruanos fazem parcerias com Fapemig

Acordos de cooperação preveem uma série de ações em conjunto com estes países


Por Franco Serrano/SIMI Belo Horizonte

A Fapemig, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, firmou novas parcerias com duas instituições internacionais: a Embaixada da França e a Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP). Segundo a instituição, as parcerias têm o objetivo de apoiar iniciativas de atividades em conjunto entre professores e pesquisadores mineiros, franceses e peruanos.

Parceria francesa

Esta parceria com a embaixada Francesa prevê, além de projetos de pesquisa em conjunto, mobilidade de pesquisadores, pós-doutores e alunos de doutorado e mestrado e também a realização de programas de mobilidade e/ou pesquisa que incluam o incentivo ao ensino e a disseminação da língua francesa nas Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais.

Outros benefícios são: realiação de seminários e workshops e outras atividades que promovam o estreitamento dos laços entre Minas Gerais e França em Cooperação Acadêmica, Pesquisa e Desenvolvimento.

Parceria peruana

Esta parceria refere-se à cooperação entre a entidade mineira e a Pontifícia Universidade Católica peruana. Ela contempla desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto e também mobilidade de Pesquisadores, alunos de pós-doutorado, doutorado e mestrado.

Desenvolverá também programas de treinamento baseados em cursos novos ou já existentes que poderão ser disponibilizados como capacitação profissional para staff sênior da indústria ou governo e realização de seminários e workshops em conjunto, além da preparação e coordenação de outras atividades em conjunto.

Próximos passos

Um workshop já está previsto para celebrar a primeira parceria da FAPEMIG na América Latina, com os seguintes temas de Pesquisa de Microeletrônica, Reconhecimento de Padrões e Inteligência Artificial Aplicada, Telecomunicações Rurais Robótica Aplicada, Biomecânica e Bioengenharia.

Segundo a Fapemig, o objetivo do workshop é promover a pesquisa conjunta entre pesquisadores de Minas Gerais e Peru. O encontro será de 4 a 6 de outubro e a participação é aberta a qualquer pesquisador vinculado a ICTs de Minas Gerais que desenvolvem pesquisa dentro de uma dessas cinco áreas.

#ciência#frança##Fapemig#pucperu#cooperaçãoFavoritar

Fonte: Fapemig

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.