Notícias

< voltar
07/Dez/2016 - 10:00 - Atualizado em 06/Dez/2016 - 15:47

ICB promove encontro de autores de divulgação científica com comunidade

O evento acontece no dia 16 de dezembro, no campus Pampulha


Por Redação Belo Horizonte
Crédito: Foca Lisboa/UFMG


No dia 16 de dezembro, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG,) promove um encontro de quatro autores de livros de divulgação científica, professores e técnico–administrativos, que irão bater um papo sobre suas obras com os interessados. Confira os temas abaixo.

O evento, gratuito, será realizado no hall do prédio do Instituto. Buscando desvincular o rigor que é naturalmente atribuído ao ambiente acadêmico, no local será montada uma sala de estar com ambientação despojada aonde os autores irão conversa com o público. Os escritores serão convidados a apresentar o tema central de cada livro em 10 minutos e, na sequência será aberto espaço para perguntas, sessão de autógrafo, distribuição ou venda das obras.

O evento tem como objetivo mostrar diferentes formas de como a ciência é importante na melhoria da qualidade de vida da sociedade, além de evidenciar a necessidade de investimentos regulares para a popularização da ciência. Segundo Andréa Macedo, diretora do ICB, “esta é uma oportunidade para a comunidade conhecer uma parte da produção do nosso Instituto na área de divulgação científica, que muitas vezes passa despercebida”.

Conheça as obras

Fábulas parasitológicas – lições éticas e bem-humoradas para o estudo de parasitas - Pedro Marcos Linardi

Ensinar e aprender Parasitologia, sob uma forma bem-humorada é o propósito desse livro onde os parasitos são os personagens centrais e agem como seres humanos. De forma divertida, por meio de fábulas, a obra introduz o tema parasitologia proporciona lições com mensagens éticas.

Pílulas de ciência 2: motivando a aprendizagem escolar - Adlane Vilas-Boas e colaboradores

Material alternativo, lúdico e eficiente do ponto de vista pedagógico, esta cartilha tem como principal objetivo contribuir para tornar a rotina escolar mais atrativa, oferecendo outras possibilidades didáticas em sala de aula. Desenvolvido pelo Núcleo de Divulgação Científica da UFMG (NDC) em parceria com outros setores do Cedecom (Rádio UFMG Educativa, TV UFMG, Planejamento e Criação Gráfica) e com professores da UFMG que trabalham na produção de programas de áudios e vídeos.

Ilustração zoológica - Rosa Alves Pereira

Livro didático bilíngue (português-espanhol) voltado para um grande público que vive nos nove países lusófonos, assim como para os 22 países de língua espanhola. O conteúdo traz conceitos, história da ilustração científica zoológica, seis técnicas de desenho (três em P&B e três em cores) além das técnicas mistas. Quanto aos temas tratados dentro da Zoologia, há orientações para a conservação das coleções biológicas, instruções a respeito das posições em que deve ser desenhados os animais dentro da classificação biológica dos invertebrados (moluscos e insetos) e dos vertebrados (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos).

Cerrado - em busca de soluções sustentáveis - Geraldo Wilson Fernandes

O livro demonstra toda a riqueza e peculiaridade do cerrado de forma bem ilustrativa e aborda temas como botânica, cerrado, sustentabilidade, políticas públicas, bioma, ecologia, meio ambiente, savana, uso da terra. O livro faz parte do Projeto Com Cerrado/MCTIC/CNPq e relata também os principais problemas que ocorrem no bioma cerrado e trata de possibilidades de mitigação para os mesmos.

#pesquisa#ciência#ufmg#icb#livroscientíficosFavoritar

Fonte: UFMG

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.