Notícias

< voltar
08/Jun/2017 - 10:20 - Atualizado em 08/Jun/2017 - 11:19

Jogo de Empreendedorismo ensina como fazer uma empresa crescer em 5 dimensões

Criado por um professor universitário de Uberaba, o game ensina empreendedorismo de maneira prática


Por Redação Belo Horizonte
Crédito: Reproduçao/Empreendedorismo Guru


Já imaginou aprender tudo sobre empreendedorismo de forma lúdica? É essa a proposta do professor universitário, Eduardo Jardel Veiga Gonçalves, e coordenador de extensão no IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro), em Uberaba, ao criar o jogo Empreendedorismo Guru.


No game, os estudantes assumem o papel de empreendedores e trabalham em equipes para fazer uma empresa evoluir em cinco dimensões: equipe, produto, recursos, competitividade e mercado. Para acompanhar a evolução da empresa, cada grupo recebe uma ficha da startup, onde registram tudo o que acontece no negócio durante o jogo.  Além disso, cada participante escolhe uma Classe de Empreendedor, que é o papel que terá em sua equipe: líder, visionário, guardião, estrategista ou desbravador.

A partir daí, eles podem acessar o site do jogo e escolher quais ações empreendedoras - trabalhos práticos apresentados pelos estudantes ao longo do jogo pelos quais as equipes são recompensadas com pontos para evolução da empresa - querem realizar.

Sempre que uma empresa completa pontuação em todas as dimensões de evolução do negócio e atinge um novo nível, é sorteado um evento no “Baralho de Eventos”, que são acontecimentos que afetam de forma positiva ou negativa o desenvolvimento da empresa e estão fora do controle dos empreendedores.

O mecanismo de gamificação do Empreendedorismo Guru está disponível no site, e tem sido testado e validado há quase dois anos em algumas turmas (cursos técnicos e superiores) como uma ferramenta para dinamizar as aulas da disciplina de Empreendedorismo.

O ideal é que cada professor adapte a dinâmica sempre que julgar necessário. A regra de ouro é: manter o jogo dinâmico e divertido, mesmo que para isso seja necessário adaptar qualquer regra.

 

 

#game#uberaba#jogodoempreendedorismo#empreendedorismoguruFavoritar

Fonte: G1 - Triângulo Mineiro

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.