Notícias

< voltar
16/Mar/2018 - 00:00 - Atualizado em 19/Abr/2018 - 16:00

Jovens de escola pública criam tênis que recarrega celular

Energia é gerada à medida que usuário caminha. Ideia venceu a Feira da Universidade Federal de Viçosa


Por Redação
Crédito: Júlia Sbampato/Portal Gazeta do Oeste

Sete alunos da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, de Divinópolis, desenvolveram um protótipo de um tênis capaz de recarregar um celular à medida que o usuário o utiliza durante uma atividade física, como uma caminhada, por exemplo. O projeto, que une tecnologia e saúde, foi o vencedor da Feira da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e agora busca arrecadar R$ 7 mil para participar de uma exposição no Equador.

A ideia nasceu no ano passado, quando os jovens estavam no 9° ano do ensino fundamental, durante um trabalho em que todos os estudantes precisavam desenvolver um projeto. Desde então, os alunos, com o apoio de professores, estão buscando maneiras de aperfeiçoar o protótipo.

Os estudantes inseriram placas eletrônicas que fornecem energia a partir de qualquer tipo de pressão sobre ela, juntamente com um pequeno capacitor que remove as cargas negativas e mantém a positiva. A energia gerada é enviada por um cabo até um carregador portátil. Segundo os alunos, o protótipo foi desenvolvido com o custo de cerca de R$ 150.

Na semana passada o grupo foi à Câmara Municipal de Divinópolis em busca de apoio para garantir a participação na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), uma das maiores feiras da América Latina, que será realizada no Equador.

Crédito: Júlia Sbampato/Portal Gazeta do Oeste

#educação#inovação#tecnologia#sustentabilidade#saúdeFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.