Notícias

< voltar
22/Mai/2017 - 13:46 - Atualizado em 22/Mai/2017 - 14:21

Kilombu reúne afroempreendedores em um só lugar

Além de empoderar empreendedores, app incentiva, estimula a visibilidade e valoriza o trabalho do grupo


Por Redação Belo Horizonte

O aplicativo Kilombu foi criado por estudantes negros para ampliar o alcance de pessoas negras empresárias que lutam para divulgar seus produtos e serviços, e representam uma fatia considerável do mercado profissional.

Uma pesquisa recente do Sebrae revelou que, em um período de 10 anos (entre 2002 e 2012), o número de pessoas negras que lideram os próprios negócios cresceu 27%. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD), esse levantamento também mostrou que os negros ocupam a primeira posição quando o tópico é empreendedorismo, sendo que 50% dos 23,5 milhões de empresários que abriram suas empresas são afrodescendentes, seguidos por 49% de brancos e 1% por pessoas pertencentes a outros grupos populacionais.

O abismo social, mesmo com esses números e com o aumento do rendimento dos afrodescendentes, é encarado de frente ao falar do faturamento médio, bem distinto entre negros (R$ 1.138/mês) e brancos (R$ 2.460/mês).

Inspirados por essa realidade, três estudantes da Fundação Getúlio Vargas – FGV e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA enxergaram a possibilidade de criar um aplicativo que pudesse auxiliar os negros em seus projetos pessoais, tirando-os do anonimato para mostrar ao mercado brasileiro a importância e a qualificação deles, a fim de promover uma maior igualdade de oportunidades de trabalho, unindo, assim, em uma só plataforma, produtos e serviços prestados por negros, que ainda ou nunca tiveram a oportunidade de divulgar efetivamente o que produzem. O produtor cadastra o que vende, com sua localização e um link para as redes sociais para ser encontrado pelos consumidores.

Além dessa vitrine de divulgação, o objetivo dos criadores é fazer do Kilombu um espaço de aprendizado para que os afroempreendedores possam prosperar em seus negócios por meio da parceria com universidades, como a ESPM, e com núcleos da própria FGV para oferecer, gratuitamente, serviços de consultoria em Marketing, Comunicação, Administração e Finanças, que visam a maior capacitação de quem anuncia no aplicativo.

O aplicativo já está disponível, porém apenas para o sistema Android. Em breve, os usuários do iOS também poderão fazer o download e o cadastro, tudo totalmente gratuito. Para saber mais sobre o projeto, participar anunciando produtos ou encontrar algo bacana, acesse o site do Kilombu ou a fanpage no Facebook.

Acesse o conteúdo original publicado no Modefica.

#inovação#tecnologia#social#appFavoritar

Fonte: MODEFICA

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.