Notícias

< voltar
02/Ago/2016 - 11:05 - Atualizado em 24/Abr/2018 - 11:53

Linguagem de programação, robótica e lounge do conhecimento compõem o Inova Minas 2016

Mostra terá uma série de atividades que propõe uma maior aproximação do público com a área de programação e robótica


Por Redação


Buscando uma maior aproximação do público com a área de programação e robótica, a edição 2016 da Mostra Inova Minas FAPEMIG, que acontece no Circuito Liberdade entre os dias 5 e 7 de agosto, terá uma série de atividades.

Para o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Evaldo Vilela, é preciso chamar a atenção dos jovens e colocá-los em contato com as novas tecnologias, pois elas dominam a inovação na nova economia. “Robôs e sensores, cada vez mais, ganham importância na indústria, na agricultura e em muitos aspectos da nossa vida. Isto ressalta a importância da programação em linguagens de computador e é nosso objetivo estimular jovens talentos para a programação e para a tecnologia da informação”, defende.

Além das oficinas de programação, o evento trará uma Mostra de Computação Competitiva composta por várias atividades que buscam divulgar a computação para o público em geral. Uma delas será o Torneio de Robótica. Esses torneios visam demonstrar a aplicação da robótica – na construção do robô e sua integração com um ‘elemento inteligente’ – e, da programação, – na elaboração da estratégia a ser usada pelo poder computacional do robô.

Na Alameda da Educação, também serão apresentados robôs diversos que realizam atividades como um braço programável que joga xadrez, entre outros. O público presente poderá entender detalhes do funcionamento dos elementos robóticos e, em alguns casos, interagir com os mesmos.

Lounge do conhecimento

Você sabia que a nanotecnologia pode ser utilizada para uma infinidade de situações, inclusive na área da saúde e no setor elétrico? E que há um movimento em plena expansão no Brasil conhecido como cultura Maker, onde o princípio fundamental é a questão de indivíduos e coletivos poderem criar ou recriar projetos e parcerias por conta própria? E mais, que a FAPEMIG possui programas e parcerias para fomentar a Inovação no Estado? Esses serão alguns dos temas abordados no ciclo de palestras e painéis nos dias 05 e 06 de agosto, durante a mostra.

Os encontros, gratuitos, acontecerão entre 10h e 17h, em horários alternados, no 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG. O local nomeado como Lounge do Conhecimento será palco de um descontraído bate-papo e apresentará tecnologias do futuro na área de medicina, dará uma perspectiva sobre o empreendedorismo dentro das universidades, além de esclarecer dúvidas sobre as mudanças e implicações do Marco Legal da CT&I. Ao todo, serão 14 encontros com temáticas distintas e para todos os gostos, que oferecerão um mix de conhecimento e networking.

Temas como a Ciência e Tecnologia a serviço da saúde, Ambientes de Inovação para a Cultura Maker, A nanotecnologia e suas aplicações e Da Ideia para o Mercado: estrutura de apoio a novos negócios serão alguns dos assuntos abordados.

Quer saber mais sobre a programação do Inova Minas? Acesse: inovaminas.fapemig.br

Foto: UFMG

*Com informações da Fapemig

 Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.