Notícias

< voltar
22/Ago/2017 - 09:39 - Atualizado em 30/Mai/2018 - 10:25

MEC lança programa de empreendedorismo nas faculdades

Programa Instituição Amiga do Empreendedor vai incentivar jovens a abrir o próprio negócio


Por Redação
Crédito: Clarin Amazônia

Na última semana, o Ministério da Educação (MEC) lançou o programa Instituição Amiga do Empreendedor.  Em sua versão inicial, o programa tem como objetivo aprimorar os conhecimentos sobre empreendedorismo de alunos e professores dos cursos de ciências contábeis, administração e de tecnologia em gestão.

Segundo os representantes do MEC e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), a ideia principal é estimular que jovens abram as próprias empresas. Eles acreditam que esta pode ser uma das soluções para o desemprego durante a crise econômica.

Os especialistas acreditam que, apesar de o brasileiro ter espírito empreendedor, é preciso incentivar a criação de novos negócios oferecendo a instrumentalização adequada e apresentando os riscos disso. “Muitos não sabem em que mercado atuar, não têm noções de gestão, de capital de giro, de insumos e de matéria-prima, por exemplo”, afirma Fábio Santos, diretor de projeto da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa.

Nos próximos 30 dias, uma versão piloto será implementada em algumas universidades, para que sejam detectadas as melhorias a serem feitas. Na fase seguinte, qualquer instituição de ensino credenciada pelo MEC poderá aderir voluntariamente ao programa.

Segundo o MEC, as instituições participantes terão acesso ao material do Sebrae sobre empreendedorismo, um dos parceiros do projeto. “Podemos incluir disciplinas de extensão, ampliar material, capacitar professores, segundo as demandas. Estamos abertos a negociar e flexibilizar o projeto”, diz Mirela Malvestiti, gerente do Sebrae. A cada seis meses, será verificado o andamento do projeto na universidade.

Parceria com a comunidade

Outro objetivo do projeto é estabelecer um diálogo com a comunidade. Os moradores da região onde se localiza a universidade parceira também poderão ter acesso ao programa Instituição Amiga do Empreendedor.

Quer saber mais sobre o programa? Acesse o portal do MEC. 

#capacitação#programadeempreendedorismo#instituiçãoamigadoempreendedor#próprionegócioFavoritar

Fonte: G1

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.