Notícias

< voltar
04/Nov/2017 - 14:00 - Atualizado em 11/Mai/2018 - 10:54

Minas busca segurança jurídica para o ecossistema de inovação

Painel Minas Rumo ao Marco Digital, na ‘16ª Conferência da Anpei’, movimentou o palco Minas Digital, durante a FINIT


Por Maíra Duarte SIlva

Uma das programações que movimentou o palco Minas Digital foi a ‘16ª Conferência da Anpei’, realizada durante a FINIT 2017, no Expominas, em Belo Horizonte. No painel ‘Minas Rumo ao Marco Digital’, três feras no assunto se reuniram para levar o tema ao público da Arena de Negócios: o professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e PhD. Nivio Ziviane, o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Vinicius Rezende, e a secretária-adjunta da Casa Civil e Relações Institucionais (Seccri), Mariah Brochado.

O projeto de lei do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação foi conduzido por uma resolução conjunta entre o governo estadual, por meio da Seccri, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Sedectes, com a proposta de fomentar e trazer segurança jurídica para o ecossistema de inovação. Um dos pontos altos do Marco é regulamentar discussões como o direito das startups e a inteligência artificial, além de fazer a conexão entre estado e academia. “Minas sempre foi potência acadêmica, mas não tinha ligação com o estado, que além de ser o fomentador, também é o articulador”, afirma o secretário e advogado Vinicius Resende, que lembrou ser impossível fechar os olhos para as transformações da economia. “É preciso apostar na economia criativa para encarar o novo momento com segurança e seriedade. É papel do estado implantar a cultura do empreendedorismo e deixar o ecossistema ainda mais fortalecido”, reiterou.

A secretária e advogada Mariah Brochado citou o esforço do estado na construção do Marco de CT&I e mostrou o orgulho de apresentar o professor Nivio Ziviane como um dos colaborados na revisão do marco. O painel ainda seguiu com a palestra de Ziviane sobre Empreendedorismo, inteligência artificial e aprendizagem de máquina (Machine Learning).

Confira a cobertura completa da Finit 2017 aqui!

Quer saber o siginificado e qual a importânica do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação para Minas Gerais? Confira o vídeo da TV Simi abaixo:

 

#inovação#tecnologia#ciência#SEDECTES#marcolegal#juridico#FINIT2017#nivioziviane#ecossistemadeinovaçãoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.