Notícias

< voltar
16/Abr/2018 - 12:01 - Atualizado em 17/Abr/2018 - 09:57

Minas Gerais ganha três novos laboratórios para fomentar a inovação na indústria

Centro de Inovação e Tecnologia SENAI FIEMG reúne infraestrutura e conhecimento para o desenvolvimento industrial


Por Redação Belo Horizonte
Diretores do SENAI FIEMG visitam laboratórios
Crédito: FIEMG/Divulgação

O Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI (CIT), em Belo Horizonte, ganhou novos espaços para promover o desenvolvimento da indústria do Estado. O Sistema FIEMG inaugurou, na última semana, os institutos de engenharia de superfícies, de metalmecânica e de meio ambiente. Esses três novos espaços vão contribuir para o fomento da inovação, pesquisa e tecnologia para as empresas mineiras.

Engenharia de Superfícies

O Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Superfícies, por exemplo, é o único privado do Brasil com foco em tecnologia de modificação de superfícies. Ele conta com 12 laboratórios e abriga especialistas que atuam em parceria com a indústria para encontrar soluções em revestimentos de materiais ou processos.

O gerente do instituto, Alexandre Barros, ressalta a missão do espaço. “Nosso objetivo é prover alta tecnologia com baixo custo para fomentar o desempenho da indústria brasileira. Atuamos em áreas importantes como saúde, estética, meio ambiente, gerando cada vez mais soluções para a competitividade de nossas empresas”, disse.

Metalmecânica

O Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Metalmecânica realiza serviços e pesquisa aplicada nas áreas de sistemas de manufatura, de desenvolvimento de produtos, de processos de fabricação e de tecnologia de materiais. Ele tem como objetivo desenvolver, implementar e otimizar processos, produtos e equipamentos, até que estejam prontos para o uso e para o mercado.

O IST conta com cinco laboratórios para duas áreas principais: sistemas de manufatura e processos de manufatura. A gerente do instituto, Luciene Ferreira, destaca a atuação do órgão. “Nosso papel é o de atender a diversos tipos de indústrias e de todos os portes. Temos equipe especializada e capacitada para suprir demandas de setores como o naval e a aeronáutica, por exemplo”, conclui.

Meio Ambiente

O IST em Meio Ambiente contribui para a competitividade da indústria provendo soluções integradas em medições ambientais, tecnologias sustentáveis aplicadas a processos e recuperação ambiental. O instituto associa sustentabilidade ao fortalecimento econômico, atuando em setores relevantes para a economia mineira, como mineração e metalurgia.

Os laboratórios do IST Meio Ambiente são direcionados à realização de ensaios em matrizes ambientais (água, ar e solo), efluentes, resíduos sólidos e emissões atmosféricas.

#inovação#tecnologia#sustentabilidade#FIEMGFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.