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22/Nov/2017 - 14:33 - Atualizado em 22/Nov/2017 - 19:43

O “Fantástiko” mundo do marketplace aquece compra e venda de imóveis

Inovação chega ao setor imobiliário e com ele inúmeras soluções para atrair clientes e automatizar processos


Por Alysson Lisboa/SIMI Belo Horizonte

Evento Fantástiko lotou o auditório do Hotel Ouro Minas em Belo Horizonte
Crédito: Simi/Divulgação

“VENDO AP. 2SL. 3Q. DCE. 1VG." Quem se lembra dos anúncios de jornais que mais pareciam um código secreto? Pois é, até a década de 1990 os classificados dos jornais era o principal canal para venda e compra de imóveis. Circular à caneta algumas opções, ligar para a imobiliária e pegar as chaves para visitar o imóvel - um trabalho cansativo e frustrante muitas vezes. Em pouco mais de 10 anos, o modo de divulgar e vender apartamentos mudou completamente. Os portais permitem uma descrição bem mais detalhada, mas a disputa pela atenção do consumidor ficou ainda mais acirrada.

Os mais diversos setores são fortemente impactados pelas tecnologias emergentes e o mercado imobiliário não poderia ficar de fora de toda essa revolução. Pensando na  mudança no comportamento do consumidor que quer comprar, vender ou alugar um imóvel, foi realizado O Vianet Fantástiko, do grupo Monetizze, no dia 21, em Belo Horizonte. A plataforma, um marketingplace imobiliário com vários sistemas integrados quer atrair empresas e aquecer o setor imobiliário em Minas Gerais.

A ferramenta é um sistema de CRM - Gerenciamento de imobiliárias que fará toda a gestão dos imóveis dentro das empresas como o número de visitas que o imóvel recebeu, as propostas, e em quais portais a empresa vai divulgar o imóvel.

Sandro Reis, Neison de Paula e Márcio Motta - parceira para expandir os negócios da Monetizze.
Crédito: Alysson Lisboa/Simi

REDES SOCIAIS COMO ALIADA

Para Márcio Motta, diretor da Monetizze, a tecnologia é um forte aliado das imobiliárias. “As redes sociais e um sistema integrado de informações podem ajudar a esclarecer as dúvidas de quem busca um imóvel. O cliente, por exemplo, está interessado em um determinado bairro, então quanto mais informação de qualidade ele tiver desse bairro, melhor para o cliente tomar uma decisão.

As imobiliárias precisam focam em como vender o imóvel na internet. “Esse mercado ainda está engatinhando. Os vendedores de imóveis agora começam a acreditar que as coisas mudaram e o uso de tecnologia como as fotos em 360º, por exemplo, podem fazer toda a diferença na hora de conquistar o cliente”, completa Márcio.

Sandro Reis e Neison de Paula, responsáveis pelo evento Fantástiko Day comemoram o sucesso da ação. “Percebemos que Belo Horizonte está muito carente de eventos desse porte. Hoje na plataforma são mais de 1.200 imobiliárias. Conseguimos reunir aqui mais de 600 empresários e corretores. Para Sandro Reis, o grande diferencial da ferramenta de gestão de imóveis é poder conhecer a fundo o cliente e entregar informações e sugestões de imóveis que sejam mais atraentes para cada público. “Como é esse cliente? O que ele procura? Que tipo de imóvel ele gostaria de morar? Todas essas informações são  colocadas dentro da plataforma e a partir da crescente interação do cliente com o conteúdo que é produzido mais negócios são fechados”, completa Sandro.

INVESTIR EM TECNOLOGIA DIGITAL

Como transformar uma imobiliária tradicional em uma imobiliária digital? O diretor de vendas da Casa Mineira, Admar Cruz, esteve no evento para conhecer um pouco mais sobre a inovação do setor. “Hoje estamos preocupados em entregar uma experiência ao usuário que seja cada vez melhor. Acreditamos que isso trará fidelidade e converterá em vendas. Não é mais possível reter as informações. Sabemos que o poder está na mão do consumidor. O que propomos é uma fidelização e entrega mais qualificada de informações. Por isso, precisamos deixar as informações ainda mais transparentes”, completa Admar.  

VENDA O QUE SEU CLIENTE QUER

Rafael Rez, especialista em Marketing Digital palestrou no evento reforça a ideia do diretor da Casa Mineira, Admar Cruz. Para Rafael, as vendas acontecem sempre que você foca em três pilares: Entender o problema do consumidor, despertar o desejo e a mostrar uma oportunidade. As empresas atentas a isso entregam ao consumidor apenas o que ele precisa no momento e convertem mais vendas. “É preciso focar no que o cliente realmente quer e agir conforme a sua necessidade, sem atropelos”, completa Rafael.

INSPIRE PESSOAS A VOAR MAIS ALTO

O último a subir no palco foi o ex-atleta Oscar Schmidt. A palestra de encerramento arrancou aplausos, choros e deixou os participantes muito empolgados. Durante pouco mais de uma hora o ex-jogador da Seleção Brasileira de Basquete contou sua trajetória e destacou o quanto o esforço e o trabalho em equipe podem trazer resultados. “Treinar e acreditar que você pode ser o melhor do mundo na sua área. Isso faz toda a diferença”.

Em 1987, na final do Panamericano, nos Estados Unidos, o Brasil conquistou o título inédito. Venceu os donos da casa com um placar apertado. “Essa conquista foi a mais importante da minha vida. O time começou a acreditar na vitória quando as cestas de três pontos começaram a converter”, completou Oscar. Quando as coisas começam a dar certo, é hora de trabalhar ainda mais para conquistar o impossível, reforçou o campeão Oscar.

Para saber mais sobre o Fantástiko, clique aqui

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