Notícias

< voltar
22/Fev/2017 - 14:09 - Atualizado em 22/Fev/2017 - 15:19

"O empreendedor precisa saber ouvir as pessoas"

Evento do IDEE traz o empresário Rodrigo Paiva para falar sobre conhecimento que gera ação


Por Alysson Lisboa/SIMI Belo Horizonte
O empresário conversou com empreendedores sobre como transformar conhecimento em ação nas organizações
Crédito: Divulgação/Idee

Transformar conhecimento em ação. Esse foi o propósito que reuniu, nesta terça-feira, no espaço Casa Leopoldina, dezenas de participantes para ouvir o empresário Rodrigo Paiva. Os empreendedores puderam conhecer um pouco da trajetória de Paiva e sua visão quanto à geração de valor nas empresas. Responsável por diversos projetos para a Ambev, Copa do Mundo e Olimpíadas com foco em educação e treinamento, o fundador da Wide., empresa que surgiu da fusão da Evolve, Ampla Educação, IOB Concursos e Unyca, conversou nesta terça-feira com o Simi.

A empresa tem atualmente quase 200 colaboradores, mais de 130 clientes fixos e um milhão de pessoas impactadas pelos treinamentos desenvolvidos. Mas o início, há 10 anos, não foi tão fácil. Rodrigo Paiva com uma visão clara do que é empreender, ultrapassou desafios e aceitou projetos que exigiram coragem e muitas noites sem dormir. Anos depois, o corpo começou a dar sinais de cansaço e o empresário então começou a trazer para o time da empresa profissionais competentes e engajados que pudessem ajudar a crescer.

Perguntado sobre como transformar colaboradores em parceiros, ele foi categórico. “É preciso olhar para o indivíduo, ouvir as pessoas na construção de um time campeão. As pessoas querem dar certo, basta sentar com o funcionário e dar confiança a ele. É preciso saber onde está sua dor e ajudar”, completa Rodrigo. Desse modo, ele conseguiu, ao longo dos anos atrair e reter talentos para a empresa.

Com passagens pelo Ibmec, Faculdades IBTA e IESDE Brasil, Rodrigo também lecionou por vários anos em marketing e educação. A trajetória docente aguçou o olhar do empressário que abriu vagas para que mestres e doutores pudessem alcançar cargos de gestão dentro da empresa. “O profissional que passou muitos anos de estudo e pesquisa tem um olhar diferenciado e dá uma contribuição muito poderosa à empresa”, finalizou.

A palestra aconteceu dentro do IDEE - programa de treinamento para empreendedores que utiliza diversos espaços de coworking para treinar e capacitar os participantes. Os encontros, geralmente abertos com uma palestra, têm o objetivo de provocar e trazer discussões ricas sobre problemas reais enfrentados pelos empreendedores.

O IDEE é coordenado por Rafael Tello e Marina Araújo e o modelo foge da lógica de sala de aula, mas nem por isso eles abrem mão dos métodos e processos. O ambiente descontraído que até se parece com um happy hour, conta atualmente com mais de 100 empreendedores. Para mais informações acesse: http://institutoidee.com.br/.

##EmpreendedorismoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.