Notícias

< voltar
10/Mai/2018 - 07:00 - Atualizado em 10/Mai/2018 - 18:02

Pesquisa da UFSJ é premiada no Acelera Mestrado e Doutorado

Programa do Fiemg Lab acelerou quatro projetos de universidades mineiras por 6 meses


Por Redação
Crédito: Facebook/ProbioFull

Uma pesquisa realizada na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) foi premiada no programa Acelera Mestrado e Doutorado do FIEMG LAB, realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES).

Os professores universitários Paulo Afonso Granjeiro e Juliana Teixeira de Magalhães, juntamente com duas alunas do programa multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular, pesquisam, há anos, o potencial probiótico de bactérias lácticas encontradas em resíduos da Indústria de Laticínios que atua em território mineiro.

O objetivo era entender se tais bactérias poderiam ser utilizadas em alimentos probióticos, capazes de produzir efeitos benéficos, como ajudar no funcionamento do intestino, proteger contra determinadas doenças, entre outros.

O trabalho de pesquisa deu origem a startup ProbioFull, composta pela mesma equipe. A iniciativa foi inscrita no Acelera Mestrado e Doutorado, que na primeira etapa selecionou 12 de 120 projetos de universidades do estado. Na etapa seguinte, o estudo ficou entre os 4 finalistas que passaram por seis meses de aceleração em Belo Horizonte.

O projeto da UFSJ atingiu todas as metas propostas inicialmente no programa e ganhou o prêmio destaque pelo desempenho. Após o período, empresas de diferentes segmentos já demonstraram interesse pela startup e seus resultados.

#pesquisa#inovação#startup#saúde#UFSJ#alimentaçãoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.