
A aluna Luanna Gabriella Resende da Silva, mestre pelo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UFSJ (PPGCF), autora da pesquisa Protocolo de desprescrição de clonazepam em idosos, conquistou o primeiro lugar no V Congresso da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas, realizado virtualmente em outubro.
A pesquisa, orientada pelo professor André de Oliveira Baldoni (CCO), avaliou a aplicabilidade de protocolo desenvolvido para a redução da polifarmácia em idosos, de um medicamento com propriedades sedativa, hipnótica, ansiolítica, miorrelaxante e antiepiléptica, ou seja, um “anestésico psicológico”, como escreve Luanna Resende em sua dissertação.
A desprescrição é um termo novo, definida como o processo planejado e supervisionado de redução de dose ou de interrupção no uso do medicamento que pode causar danos ou minimizar benefícios, se utilizado a longo prazo. Os dados da pesquisa premiada foram coletados nos serviços de atenção primária à saúde dos municípios de Divinópolis e Itaúna (MG), em 2018 e 2019. Ao final desse tempo, 81,5% dos pacientes conseguiram reduzir parcial ou totalmente o uso do medicamento.
Para a pesquisadora, foi uma experiência nova e gratificante.“Uma alegria muito grande para toda a equipe de pesquisa a notícia da premiação, visto que estávamos concorrendo com trabalhos conduzidos por profissionais e estudantes do Brasil todo”, avalia Luanna.
Saiba mais no site da UFSJ.
Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.