Notícias

< voltar
10/Mai/2016 - 14:23

Pint of Science reúne duas paixões do mineiro: bar e ciência

Evento acontece em três pontos da capital nos dias 23, 24, 25 de maio. Saiba como participar


Por Franco Serrano/SIMI

O Pint of Science é um festival internacional de divulgação científica. O evento acontece, simultaneamente, em 12 países e mais de 100 cidades. Claro que BH não poderia ficar de fora. A parceria é entre Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado, (Sectes) e Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). Este ano a Fundação comemora 30 anos. Durante os três dias de evento, cientistas vão trocar as carteiras das salas das universidades e laboratórios para mostrarem ao público os impactos de suas pesquisas no dia a dia da população.

Brasil é o único país da América Latina que está participando do Pint of Science este ano. A novidade da edição é participação simultânea de Belo Horizonte e as cidades brasileiras: Campinas (SP), Dourados (MS), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Carlos (SP) e São Paulo (SP).

Divulgar a ciência é preciso
Para o Presidente da Fapemig Evaldo Vilela, é extremamente importante divulgar a pesquisa dentro do estado, uma vez que esse tipo de pauta nem sempre está presente no cotidiano da população. “O Pint of Science é estratégico como um evento dedicado à divulgação do que Minas produz em Ciência, Tecnologia e Inovação. O momento é oportuno porque a Fapemig comemora 30 anos, ao longo dos quais, tem financiado a pesquisa científica e tecnológica. Por meio desse financiamento são apoiados projetos de pesquisadores e estudantes; concedidas milhares de bolsas de estudo e realizada a compra de equipamentos e insumos para a pesquisa”, completa o professor Evaldo que é também membro da Academia Brasileira de Ciências.

O formato do evento
O objetivo do Pint of Science é mostrar que as pesquisas estão mais próximas das pessoas do que se parece. Serão apresentadas as rotinas e o trabalho dos pesquisadores nos bares e cafés, de maneira bem descontraída, para mostrar que a ciência realmente faz parte e diferença na vida das pessoas.

Os locais selecionados são o Itatiaia Rádio Bar, a Cantina do Lucas e a Cafeteria do MM Gerdau, sempre das 19h30 às 21h. Na programação instigantes e diversos assuntos como: dengue, doenças modernas, inovação, robôs, big bang, nanotecnologia, entre.

Segundo Miguel Corrêa, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), aproximar a população da ciência faz com que a gente perceba a importância das pesquisas para a nossa sociedade. “Muitas das soluções que utilizamos surgiram em um laboratório ou sala de aula. Por outro lado, diversos problemas que enfrentamos no nosso dia a dia podem ser explicados ou resolvidos por meio da pesquisa. Precisamos dar mais força e relevância à ciência e o Pint of Science potencializa essa iniciativa, de forma inovadora e divertida”, completa o secretário.

A programação
No dia 23, os destaques ficam para as pesquisas sobre dengue, zika, chikungunya, com Heverton Dutra, da Fiocruz e Fábio Prezoto da UFJF; Cultura maker com Cláudia França do CEFET-MG e Taís Lima do Laboratório Aberto do Senai e, também, o bate papo ‘Do Big Bang ao DNA’ com José Alberto Casto Nogales da UFLA e Rodrigo Corrêa de Oliveira da UFMG.

No segundo dia de evento (24), vai ter o cérebro em pauta: as doenças da modernidade, com Maicon Albuquerque, da UFV e Jonas Jardim da FCMMG; o futuro dos robôs com Tales Argolo e Ramon da Cunha do CEFET-MG; e transgênicos e defensivos agrícolas com Prof. Evaldo Vilela, presidente da Fapemig e José Magid Waquil, consultor do CIB.

Para fechar o evento, no dia 25, a conversa vai ser sobre startups, spin off e open innovation, com Tiago Maranhão do CSEM e Aluir Dias, da Techmall; novos modelos de ensino com Luciano Mendes e Tânia Margarida, da UFMG e, também, nanotecnologia com Ado Jório, da UFMG e Nadia Resende, da UFJF.

Onde?
Itatiaia Rádio Bar
Rua Pium-Í, 620 - Carmo, Belo Horizonte - MG, 30310-080
Telefone: (31) 2551-4844

Cantina do Lucas
Av. Augusto de Lima, 233 - Loja 18/19 - Centro, Belo Horizonte - MG, 30190-001
Telefone: (31) 3226-7153

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal
Endereço: Praça da Liberdade, s/n - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30140-010
Telefone: (31) 3516-7200

Vale lembrar que a entrada do evento é gratuita e a consumação nos estabelecimentos é de responsabilidade de cada participante. 

Realização
O Pint of Science Belo Horizonte 2016 é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com o apoio do Sistema Mineiro de Inovação, Itatiaia Rádio Bar, Cantina do Lucas, Cafeteria MM Gerdau e Comida de Buteco.

Fotos: Pint of Science 2013

 Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.