Notícias

< voltar
12/Mai/2017 - 00:00 - Atualizado em 28/Mai/2017 - 19:02

Plataforma que vai facilitar a inovação será lançada em Minas Gerais

Iniciativa ajuda na identificação dos atores de inovação, facilitando a conexão entre empreendedores, pesquisadores, empresas, instituições e governo


Por Renato Carvalho/SIMI Belo Horizonte

O empenho em difundir o empreendedorismo e a inovação por Minas Gerais fez com que nove instituições se unissem. A Trilha Mineira de Inovação (TMI) é uma iniciativa estratégica que vai auxiliar e facilitar o caminho da inovação no estado.

O projeto é fruto de um esforço em conjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae MG), da Rede Mineira de Inovação (RMI), da Rede Mineira de Propriedade Intelectual (RMPI), da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI).

A TMI será hospedada no portal do Sistema Mineiro de Inovação (SIMI) e tem por objetivo facilitar a interação e integração dos atores de inovação no Estado, identificando as fases de pesquisa, tecnologia e inovação. Este processo vai simplificar a busca por parceiros para desenvolvimento de projetos, guiando os processos inovadores pelos melhores caminhos.

Além disso, a Trilha vai orientar o usuário a encontrar a solução mais adequada à sua demanda em um momento específico, conectando-o com as ações dos diversos parceiros (editais, chamadas, consultorias, linhas de financiamento etc). Dessa forma a TMI vai apoiar projetos nos diferentes estágios:

  • Pesquisa Básica
  • Pesquisa aplicada ou tecnologia
  • Ideia de negócio ou protótipo
  • Em produção
  • Mercado

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, destaca a iniciativa. “A TMI vem para somar ao nosso já dinâmico ecossistema. É mais uma iniciativa inovadora em Minas Gerais. Nosso papel - como governo e instituições voltadas para o desenvolvimento do estado - é acreditar no ecossistema mineiro e, assim, transformar em políticas públicas e em programas de fomento nossa aposta no empreendedorismo, na tecnologia e na inovação como motores do desenvolvimento do Estado.”

Lançamento da Trilha Mineira da Inovação (TMI)

O lançamento da plataforma será transmitido ao vivo pelo Portal SIMI no dia 30 de maio, terça-feira, a partir das 9h30 no link: www.simi.org.br/lancamentotrilhamineiradainovacao

#empreendedorismo#inovação#MinasDigital#TMIFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.