Notícias

< voltar
07/Mai/2018 - 11:54 - Atualizado em 07/Mai/2018 - 12:57

Projeto da PUC Minas é finalista da Imagine Cup América Latina

Aplicativo SuriCar, que ajuda surdos no trânsito, vai disputar a final da etapa latino-americana da competição da Microsoft


Por Renato Carvalho/SIMI Belo Horizonte

O projeto SuriCar, desenvolvido por cinco alunos do Curso de Sistemas de Informação da PUC Minas São Gabriel, é finalista da Imagine Cup 2018, competição mundial de tecnologia da Microsoft, que transforma projetos universitários em startups.

A Imagine Cup tem como objetivo dar aos jovens empreendedores a oportunidade de adquirir novas habilidades técnicas e de negócios por meio de projetos inovadores. A atual edição latino-americana contou com quase 5 mil competidores e 183 projetos inscritos de 12 países. Os números são os maiores da competição nos últimos 10 anos.

Para a final da América Latina, que será realizada entre 22 e 25 de maio, em São Paulo, foram selecionadas 13 equipes de quatro países - Brasil, Argentina, Chile e México. Segundo o mentor dos alunos no projeto, professor Sandro Jerônimo, a escolha do SuriCar como um dos finalistas da Imagine Cup demonstra a qualidade da competição. 

Equipe técnica do SuriCar e o professor mentor Sandro Jerônimo
Crédito: Divulgação

SuriCar

O aplicativo SuriCar foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a experiência dos surdos no trânsito, proporcionando mais segurança e conforto. O software utiliza inteligência artificial para identificar sons externos, como ambulâncias, carros de polícia, apitos, entre outros. Na tela do celular, a aplicação mostra para o motorista imagens correspondentes aos sons e perigos que estão próximos.

Segundo o mentor dos alunos no projeto, prof. Sandro Jerônimo, a escolha do SuriCar como um dos finalistas de uma competição como a Imagine CUP América Latina dá força ao projeto. “Demonstra a relevância para a comunidade de surdos e para todos aqueles interessados em segurança no trânsito", explica o professor.

Imagine Cup

Caso seja aprovada na etapa latino-americana da competição, a equipe do SuriCar em julho para Seattle, nos EUA, para participar da final mundial. O valor total do prêmio em viagens e créditos de nuvem é de mais de US$ 700 mil. Há, ainda, três prêmios especiais, de US$ 15 mil cada para competições específicas em categorias que representam o que há de mais avançado em transformação digital: inteligência artificial, big data e realidade mista.

Direito de dirigir

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, os deficientes auditivos podem ter acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e devem contar com apoio dos órgãos responsáveis durante todo o processo de habilitação.

O artigo 147-A destaca que “ao candidato com deficiência auditiva é assegurada acessibilidade de comunicação, mediante emprego de tecnologias assistivas ou de ajudas técnicas em todas as etapas do processo de habilitação”.

#tecnologia#segurança#aplicativo#acessibilidade#trânsito#A.IFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.