Notícias

< voltar
13/Nov/2016 - 00:00 - Atualizado em 16/Nov/2016 - 11:35

Projetos inovadores de estudantes marcam a SNCT

Durante cinco dias, instituições de ensino públicas e privadas apresentaram projetos desenvolvidos por seus alunos


Por Paula Isis e Maria Luiza Sarmento/Simi Belo Horizonte
Mais de 30 mil pessoas circularam pela Arena Experience, da FINIT, para conhecer projetos expostos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Crédito: UNA 360

Mais de 30 mil pessoas circularam pela Arena Experience, da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (FINIT), para conhecer os projetos expostos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que aconteceu entre 9 e 13 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte.

A SNCT atraiu estudantes de todas as idades que circularam pela feira para conhecer projetos que estão sendo desenvolvidos no ambiente acadêmico e nas escolas públicas e privadas de Minas Gerais.

De acordo com a coordenadora do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia e da Semana Nacional, Marina Andrade, o evento superou todas as expectativas. “Tivemos um número de público muito grande. Além das escolas e grupos de visitas, muitas pessoas que vieram para os outros eventos também participaram. Conjugar a Semana Nacional na FINIT foi muito assertivo”, comemora.

Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) trouxeram para a Arena um projeto que está sendo desenvolvido em parceria com o Hospital da Baleia. Os estudantes estão desenvolvendo uma máscara para uma paciente que teve uma lesão de câncer e perdeu parte do rosto. “Utilizamos a impressora 3D com material colorido e estampado, que consegue colocar a máscara na cor da pele da paciente e com detalhes do rosto. A ideia é melhorar a estima da paciente”, pontua Gabriel.

Alunos do curso de Engenharia Mecânica da UFMG estão desenvolvendo uma máscara para uma paciente que teve uma lesão de câncer e perdeu parte do rosto
Foto: Maria Luiza Sarmento/Simi

Já os alunos do colégio Cotemig criaram o Pharmapp, um aplicativo que busca listar todos os remédios próximos à sua residência, aumentando o conforto do paciente. “Você faz o pedido, o app faz a conexão com a farmácia e você recebe o produto tranquilamente na sua casa”, explica o estudante Eric Menezes. O aplicativo já está disponível na Play Store.

Alunos do colégio Cotemig criaram o Pharmapp, um aplicativo que busca listar todos os remédios próximos à sua residência, aumentando o conforto do paciente
Foto: Maria Luiza Sarmento/Simi

As alunas do curso de Hospedagem do CEFET-MG realizaram uma pesquisa sobre o mercado de  turismo e perceberam que as pessoas têm dificuldades de encontrar eventos em Belo Horizonte. Com isso, foi desenvolvido o app EM BH? para fomentar o turismo e eventos na cidade. "À medida que os usuários usam o aplicativo, eles acumulam pontos para trocar por descontos ou produtos nos estabelecimentos locais," explicam as estudantes.  

Alunas do CEFET-MG criaram o app EM BH? para fomentar o turismo na cidade
Foto: Maria Luiza Sarmento/Simi

Números da SNCT

  • Foram mais de 4,4 mil Inscritos
  • 550 grupos
  • Mais de 9 mil alunos envolvidos
  • 400 projetos apresentados de 70 instituições

Confira cobertura da TV Simi:

Confira as fotos da Arena Experience onde aconteceu a SNCT durante a FINIT 2016:

#simi#finit#biotecnologia#semananacional#cotemig#SNCT#DCCUFMG#cefetFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.