Notícias

< voltar
13/Fev/2017 - 10:36 - Atualizado em 13/Fev/2017 - 10:52

Rússia vai inaugurar telescópio em Minas Gerais

Equipamento russo será o mais avançado e com visão mais abrangente em operação no país


Por Redação Belo Horizonte

A Rússia vai invadir Minas Gerais! O país está construindo, desde novembro do ano passado, um telescópio na cidade de Brazópolis. O equipamento começa a operar já no fim deste mês e vai monitorar lixo espacial e diagnosticar possíveis colisões com a Terra.

A instalação é uma parceria assinada entre a Agência Espacial Russa, que se comprometeu com um investimento estimado de R$ 10 milhões, e o Brasil, que vai oferecer a estrutura para operação do equipamento, além de arcar com custos de energia, internet e outros.

O telescópio será instalado no Observatório do Pico dos Dias, gerenciado pelo Laboratório Nacional de Astrofísica, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). A posição geográfica do local contribuiu para a escolha russa. Os telescópios no Brasil e na Rússia, em conjunto, possibilitarão a captura de imagens complementares.

Para o Brasil, um dos benefícios da parceria é permitir que o país se prepare melhor para o lançamento de satélites, já que terá dados detalhados sobre percursos de lixo espacial. Atualmente, para colocar um novo equipamento em órbita, o Brasil precisa seguir recomendações da Nasa, agência americana, que não fornece informações detalhadas.

As imagens geradas pelo telescópio vão contribuir com a pesquisa brasileira e todos os dados e fotos ficarão disponíveis para a comunidade científica.

#ciência#telescópio#astronomiaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.