Notícias

< voltar
06/Abr/2018 - 10:50 - Atualizado em 06/Abr/2018 - 11:26

Sedectes apresenta resultados e novidades durante Grande Encontro

Evento contou com a participação do presidente da Hyperloop, Bibop Gresta; da CEO do IATI, Karin Rubinstein; e da astronauta da Nasa, Yvonne Cagle


Por Pedro Matos/SIMI Belo Horizonte
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

Nessa quinta-feira, dia 5 de abril, importantes atores do ecossistema de inovação de Minas Gerais se reuniram no auditório principal do Hotel Ouro Minas para o Grande Encontro, evento que contou com a participação de personalidades de destaque no Brasil e no mundo, e encerrou a programação do Minas Digital Summit.

A ideia foi destacar a convergência de esforços internacionais e os programas promovidos pelo Governo para o fortalecimento do ecossistema de inovação de Minas Gerais. Para abrir o Grande Encontro, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e inovação, Leonardo Dias, destacou a importância de mostrar para o mundo o trabalho que está sendo realizado no território mineiro.

Durante o evento, os resultados do último ciclo do HUB Minas Digital foram apresentados pelo coordenador do programa, Rodolfo Zhouri, além da divulgação dos dados do censo realizado com as startups de todo o Estado.

O coordenador geral do Seed, Daniel Oliveira, apresentou a evolução do programa e os números da quarta rodada de aceleração, citando cases de sucesso, como a startup My Personal Stylist. Além disso, o Seed realizou a seleção de 10 possíveis agentes de aceleração para o Seed Academy, um projeto que visa formar mentores para o programa.

Contrato

Um dos principais convidados do encontro foi o italiano Bibop Gresta, cofundador da Hyperloop Transportation Technologies, criada em 2013 para desenvolver um sistema de transporte de alta velocidade. A tecnologia consiste basicamente em cápsulas (parecidas com trens) que se movem por uma combinação de força magnética e diferença de pressão de ar na frente e atrás, podendo chegar a uma velocidade de até 1.200 quilômetros por hora.

No Grande Encontro, o Secretário de Estado da Sedectes, Miguel Corrêa, e Bibop Gresta selaram o acordo firmado entre o Governo de Minas Gerais e a Hyperloop TT, que coloca como prioridade o investimento de R$ 13 milhões para apoiar a implantação do Centro Global de Inovação e Logística, no município de Contagem.

Academia

Para ajudar no desenvolvimento tecnológico do estado e capacitar a mão de obra necessária para o projeto em Minas Gerais, será criada a Hyperloop Academy, que atuará em parceria com universidades mineiras. Uma das mentoras e consultoras do projeto será astronauta da NASA, Yvonne Cagle, que também ministrou palestra durante o evento.

Ecossistema

A israelense Karin Mayer Rubinstein, CEO da IATI (Indústrias de Tecnologia Avançada de Israel, em inglês), falou sobre o trabalho que está realizando em Minas Gerais, em parceria com a Sedectes. “Fiquei muito surpresa com o que vi aqui em Belo Horizonte e Minas Gerais. Vocês estão no caminho certo para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação”, afirmou a especialista em análise de ecossistemas tecnológicos.

#empreendedorismo#inovação#tecnologia#MinasDigitalSummit#HyperloopTTFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.