Notícias

< voltar
15/Mar/2016 - 17:13

Simi entrevista CEO da plataforma de cursos online de Harvard e MIT

Em bate papo exclusivo para o portal Simi, Anant Agarwal, CEO da plataforma edX, fala sobre o sucesso dos cursos entre os brasileiros


Por Franco Serrano/SIMI

 Anant Agarwal, CEO da edX

O sucesso foi estrondoso. Milhares de pessoas curtiram, compartilharam e avisaram seus amigos sobre os famosos 800 cursos gratuitos de Harvard e do MIT, divulgados aqui no portal Simi. Hoje vamos conhecer um pouquinho mais sobre essa plataforma que deu tanto o que falar em nossas redes sociais.

A plataforma edX oferece aulas on-line interativas e MOOCs (Massive Open Online Courses, em português, Curso Online Aberto e Massivo) de universidades renomadas, faculdades e organizações de todo o mundo. Os cursos da edX são criados por instituições parceiras e cobrem uma grande variedade de tópicos, que incluem Biologia, Negócios, Química, Ciências da computação, Economia, Finanças, Eletrônica, Engenharia, Alimentação e nutrição, História, Ciências Humanas, Direito, Literatura, Matemática, Medicina, Música, Filosofia, Física, Ciências, Estatísticas e muito mais.

Em números, a plataforma já registrou 21 milhões de matrículas, totalizando cerca de 6 milhões de alunos, com média de idade de 29 anos. Mais de 2 milhões de alunos estão estudando em regime de self-paced (ou seja, no próprio ritmo – acessando a plataforma conforme seu tempo lhe permite). Mais de 90 instituições são conveniadas e mais de 800 cursos estão disponibilizados em código aberto.

Esta semana o portal Simi conversou com o CEO do edX sobre o sucesso estrondoso que a plataforma faz no Brasil e sobre os planos da instituição. Confira na íntegra:

Anant Agarwal é o CEO da edX e ministrou o primeiro curso da plataforma, em 2012, em circuitos e eletrônica, atingindo mais de 150 mil pessoas. Ele dirigiu o CSAIL, o Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação do MIT, e é professor de engenharia elétrica e ciência da computação da mesma universidade.

Simi – Conte-nos sobre a tecnologia usada na plataforma. Por que é importante usar a tecnologia como meio para difundir o conhecimento em todo o mundo?
Anant Agarwal – Desde a origem da edX, nossa missão é aumentar e facilitar acesso à educação de qualidade, melhorar o ensino e aprimorar os métodos de aprendizagem on-line, e consequentemente no campus das universidades envolvidas (Harvard e MIT), possibilitando o avanço nos nossos processos de pesquisa. Nossa plataforma é Open Source, ou seja, de código aberto, onde qualquer pessoa pode ter acesso a qualquer conteúdo. Com o edX qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, com desejo de aprender e uma conexão à internet acessa gratuitamente o conteúdo de todos os nossos parceiros, reconhecidos entre as melhores instituições do mundo.

Simi – Em fevereiro, o Simi publicou uma matéria sobre os cursos e a plataforma da edX – alguns dos cursos de empreendedorismo e de inovação, são de interesse do nosso público – que se tornou viral. Como vocês receberam esse sucesso de acessos?
AA – O Brasil já é o nosso quarto maior país na nossa base de acessos. Atrás apenas de Estados Unidos, Índia e Reino Unido. Os brasileiros somam 4% de todos os nossos acessos. Estamos muito comprometidos com nossos aprendizes ao redor do planeta, especialmente os brasileiros.

Simi – Considerando os temas de ciência, inovação e empreendedorismo, por que essa temática é importante para os estudantes se manterem atualizados e como o edX ajuda nisso?
AA – A nossa plataforma oferece cursos das melhores instituições do planeta. Temos muitos parceiros de renome que oferecem material educacional de altíssima qualidade que têm o poder de prover melhorias na vida dos alunos. Nossos cursos de ciência, inovação e empreendedorismo são produzidos pelos mais renomados especialistas dentro das universidades, oferecendo como produto final a integração como toda esta comunidade.

Simi – Quais cursos em português o edX oferece?
AA – No momento oferecemos dois cursos em português. Os temas são: Liderando o Desenvolvimento Sustentável que apresenta os desafios setoriais, intersetoriais e experiências práticas para promover o desenvolvimento sustentável das cidades no Brasil e na América Latina. Também temos o curso de Alianças Público-privadas para o Desenvolvimento que analisa a concepção, seleção, projetos e implementação das Alianças Público Privadas, identificando os benefícios e riscos que esse tipo de disposições contratuais possuem para os Setores Público e Privado.

Simi – Vocês já possuem parceria com alguma instituição brasileira?
AA – Atualmente, não temos uma parceria com instituições brasileiras. No entanto, estamos continuamente explorando novas parcerias com prestigiadas universidades do Brasil e de todo o mundo que estão empenhados em aumentar o acesso à educação de alta qualidade e abertos a recebe-los no edX.

Foto: edX/Divulgação

Leia também:
• Cobertura SIMI FOMS: confira tudo o que rolou no evento
• Currículo: mais de 1800 cursos gratuitos para dar um up na carreira
• Tecnologia proporciona mais segurança para as mulheres nas ruas
• MBA com metodologia inspirada em Harvard e Kellogg é oferecido Minas
Núcleo em Uberaba cria projeto que ensina programação para crianças 

 Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.