Notícias

< voltar
05/Fev/2018 - 13:24 - Atualizado em 05/Fev/2018 - 15:09

Startup revela criação de veículo autônomo para entregas

A Nuro vai lançar automóveis que levam os produtos diretamente para o cliente


Por Redação
Crédito: Divulgação

Nos últimos anos é muito comum ouvirmos falar em carros autônomos que farão o transporte de pessoas, não é mesmo? Mas em  a tantos projetos e fabricantes trabalhando neste mercado, uma startup chamada Nuro busca trazer uma proposta um pouco diferente. No lugar de veículos feitos para nos levar de um lugar ao outro, a empresa, criada por dois ex-funcionários do setor de veículos autônomos da Google, quer desenvolver carros que trazem produtos diretamente para nós.

Apesar da ideia parecer familiar, pois há algum tempo a Domino’s fez algo parecido quase dois anos atrás com seu robô de entregas DRU. No entanto, a diferença é que, enquanto o veículo entregador de pizzas foi feito para andar em calçadas, o Nuro R1 (cujo nome ainda não é oficial) é tão grande quanto um pequeno carro, ou seja, ele pode levar itens maiores em seus dois compartimentos.

De acordo com a startup, todo o processo de direção do veículo é feito remotamente, eliminando a necessidade de um espaço para um piloto. Fazer tudo isso requer um sistema semelhante ao de um carro autônomo comum, mas com alguns desafios extras resultantes da distância dos controles, como é o caso da latência de sinal.

Mas esses não são os únicos desafios por trás da proposta. Uma vez que o veículo não tem motorista, como você vai saber que sua entrega chegou? E como evitar que outras pessoas roubem o conteúdo a ser entregue? Segundo o The Verge, que teve a chance de conversar com os fundadores da startup, a ideia é utilizar um app para avisá-lo da chegada do veículo.

Quanto ao segundo item, a startup defende que a identificação para que você possa acessar os produtos dentro do seu compartimento pode ser feita de várias maneiras, como através do mesmo app citado anteriormente ou mesmo por reconhecimento facial. Uma maneira de impedir que outros roubem as entregas que estão no mesmo compartimento, porém, é algo que eles ainda não conseguem responder.

Apesar de alguns ajustes que precisam ser feitos,  o fato é que o projeto é bastante promissor e pode muito bem se mostrar o futuro das entregas – ainda mais quando o número de compras totalmente online está dominando o mercado. Como a Nuro já colocou alguns de seus protótipos em testes nas ruas, é provável que o veículo esteja pronto para operar em questão de poucos anos. Vamos aguardar.

#startup#entregas#comprasonline#veiculosautonomos#NuroFavoritar

Fonte: Techmundo

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.