Notícias

< voltar
17/Nov/2016 - 00:00 - Atualizado em 17/Nov/2016 - 16:02

Utramig realiza mostra tecnológica nesta semana

Evento que tem como tema “Conhecimento para a Vida” termina no próximo sábado


Por Redação Belo Horizonte
Estudantes apresentam trabalhos durante a Motra Tecnológica de 2015
Crédito: Divulgação/Utramig

Até o próximo sábado (19), alunos dos oito cursos técnicos da Utramig colocarão em prática todos os aprendizados adquiridos durante o semestre na instituição.

A Mostra Utramig, que este ano traz o tema “Conhecimento para a Vida”, irá reunir os 60 projetos desenvolvidos por seus alunos que visam contribuir para a melhorar vida das pessoas. Além da exposição, o evento conta com várias palestras com especialistas convidados.

Além disso, estão programadas atividades na área da saúde, como um circuito de alimentação saudável, a aferição de pressão, a realização de cálculo de IMC e de exames como hemograma, perfil lipídico e glicose. Na área de empreendedorismo e sustentabilidade, serão realizadas oficinas de educação ambiental, reciclagem e coleta seletiva.

A mostra será realizada na sede da instituição e a entrada é franca. Clique aqui e confira a programação completa.

Conheça alguns projetos

Entre os projetos que serão apresentados está uma cadeira infantil para carros, com sensores que detectam e informam ao motorista se a criança que transporta nos bancos traseiros está acomodada corretamente e mesmo se foi deixada sozinha dentro do veículo, e um sistema de automação que facilita a locomoção de pessoas com deficiência visual em residências e ambientes de trabalho, por meio de sensores de presença, sinais sonoros e controles de acionamentos sem fio e remotos.

Os alunos desenvolveram também um interessante dispositivo de geladeira com abertura programada, uma eficiente arma contra a obesidade através do controle da alimentação. O dispositivo viabiliza o acesso à geladeira apenas em horários previamente programados, permitindo que as pessoas em tratamento também mantenham horários regulares de alimentação.

Merece destaque também um alimentador automatizado para animais, que permite o reabastecimento do compartimento de comida em horários e quantidades programadas; um dínamo no formato de uma bicicleta, que gera energia capaz de recarregar um aparelho celular, enquanto a pessoa se exercita, e ainda marca a distância percorrida; uma janela automatizada que abre ou fecha de acordo com a mudança de clima e um sistema de irrigação inteligente e um sistema de irrigação inteligente, para vasos de plantas, hortas e jardins, com a utilização de microcontrolador de baixo custo, para ser utilizado em pequenos ambientes.

Os estudantes vão apresentar ainda pesquisas sobre os impactos provocados pela extração de areia nos rios de Minas Gerais e a falta de manejo da extração; os impactos, nos espaços urbanos das grandes cidades, da introdução de espécies exóticas em ambientes urbanos; e a inserção de pessoas obesas ou com deficiência no mercado de trabalho, um desafio para os profissionais de Recursos Humanos.

Serviço:

Quinta e sexta: 8h às 21h

Sábado: 8h às 13h

Local: Avenida Afonso Pena, 3.400, Bairro Cruzeiro/Belo Horizonte

 

#tecnologia#mostra#ultramig#cursosFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.