Notícias

< voltar
05/Ago/2016 - 16:10 - Atualizado em 23/Abr/2018 - 15:31

Workshop para Inovação empolga pesquisadores da Mostra Inova Minas Fapemig

Evento possibilitou que estudantes e pesquisadores interagissem com outros participantes e realizassem pitches


Por Alysson Lisboa e Renato Carvalho/SIMI


O Workshop para a Inovação, realizado pelo SIMI e parte do Inova Minas Fapemig, levou até a Casa Fiat de Cultura hoje, (5 de agosto), cerca de 120 pesquisadores para trabalhar suas ideias e produtos. A Tropos Lab foi a responsável em realizar a dinâmica com os participantes. O desafio foi transformar os projetos em propostas de valor. Ao todo, 40 grupos de pesquisa selecionados pela Fapemig participaram do evento.

Para Paulo Renato, diretor do Instituto Inovação, da Tropos Lab e organizador do evento, o objetivo do workshop foi possibilitar aos pesquisadores tirar as ideias da cabeça e colocar no papel em uma linguagem direta e mais acessível ao público de interesse.

Marina Dias Moreira da Universidade Federal de Lavras se surpreendeu com o evento. “Isso para mim tem sido fantástico, principalmente porque durante toda jornada acadêmica eu não havia ainda trabalhado com modelos de pitch”, concluiu Marina. Ela realiza um estágio supervisionado de pós-doutorado em microbiologia agrícola.

A pesquisadora Marina Dias ficou muito feliz com a iniciativa em poder participar do workshop

Eduardo Marques e Otávio Henrique criaram um protótipo para captação de energia solar baseado em material reciclado e perceberam que a linguagem precisava ser mais acessível ao grande público. “O evento permitiu trabalhar um pouco mais isso”, destacou Eduardo, que é professor do Centro Universitário Una.

Eduardo Marques e Otávio Henrique criaram um coletor solar baseado em material reciclado. O workshop ajudou a melhorar a linguagem de aproximação com o público 

Ao final, Renata Horta da Tropos Lab e Jeniffer Cunha, do Simi, anunciaram que quatro projetos serão selecionados para participar da Finit, evento de inovação e tecnologia que acontecerá de 9 a 13 de novembro em Belo Horizonte. O resultado será conhecido no dia 7 de agosto às 11h no Espaço MM Gerdau. Você pode acompanhar tudo aqui no Portal Simi.

Abertura oficial do Inova Minas

No início da tarde, no Memorial Minas Vale, aconteceu a abertura oficial do Inova Minas Fapemig 2016. Participaram da solenidade o secretário adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), Vinícius Resende, o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela, e o diretor do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Douglas Falcão.

“Fazer essa mostra na Praça da Liberdade foi um sonho que hoje se realiza. Pretendemos popularizar mais, quem sabe levar o evento, no ano que vem, para o Parque Municipal, porque nós temos muita coisa boa para mostrar. Temos três mil projetos em andamento na Fapemig. Apenas no ano passado tivemos R$ 350 milhões financiados”, disse o professor Evaldo, que anseia por mostrar o potencial científico de Minas Gerais.

Já o secretário adjunto defendeu que a pesquisa, a tecnologia, a ciência, a inovação e o empreendedorismo podem alavancar o estado econômica e socialmente. “Esses aspectos podem, sim, trazer uma melhor qualidade de vida. O Inova Minas tem esse objetivo: aproximar a população daquilo que, muitas vezes, está ao seu lado, mas não tem tanto acesso”, disse Vinícius.

Douglas Falcão destacou a participação de jovens no Inova Minas. “A gente precisa de cérebros. O estado de Minas Gerais, até por sua extensão, dando certo em nível de Ciência e Tecnologia, significa que o país como um todo está no caminho certo”, discursou.

Após os discursos, foram premiados os trabalhos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2015.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Pela manhã, no Memorial Minas Vale, aconteceu a reunião preparatória da Semana Nacional. O evento, que marca a abertura oficial da Semana, foi apresentado pela coordenadora do programa de popularização de Ciência e Tecnologia, Marina Andrade, que detalhou a importância do evento.

A Semana, que acontece em outubro, tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema.

Programação recheada
O primeiro dia da Inova Minas recebeu várias palestras no Lounge do Conhecimento, no Espaço Conhecimento. “Da Ideia para o Mercado: Estrutura de apoio a novos negócios”, “Marco Legal da Inovação: o que mudou e por que interessa?”, “Panorama do ensino do Empreendedorismo no Brasil e suas Consequências” foram algumas das apresentações.

A Alameda da Educação foi tomada por caminhões que traziam museus itinerantes levando conhecimento sobre variados assuntos a quem passava por ali. Já  MM Gerdau foi palco da Mostra de Resultados e Espaço Inovadores, nos quais projetos financiados pela Fapemig foram apresentados.

Segundo dia

Neste sábado, dia 06, a Mostra de Inovação continua na Praça da Liberdade. A programação é repleta de atrativos e tem início às 10h, com duração até às 17h. Você confere a cobertura completa no SIMI.

Confira a cobertura completa da TVSimi:

 Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.