Notícias

< voltar
21/Fev/2019 - 11:40 - Atualizado em 21/Fev/2019 - 11:42

BH terá o primeiro centro de reciclagem automotiva da América Latina

Ambiente é uma iniciativa do Cefet-MG e será inaugurado na próxima sexta-feira


Por Redação Belo Horizonte/MG
Projeto vai realizar a reciclagem completa de automóveis
Crédito: Cefet-MG/Divulgação

Na próxima sexta-feira, dia 22, o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) vai inaugurar a primeira Unidade Piloto de Reciclagem Automotiva (Upra), da América Latina, e o Centro Internacional de Reciclagem Automotiva (Cira), ambos em Belo Horizonte.

O projeto, que teve início em 2014, tem o objetivo de realizar a reciclagem completa de automóveis, com tecnologia avançada e rastreabilidade de todos os materiais e peças recuperadas dos veículos. Além de contribuir para o desenvolvimento sustentável, a iniciativa visa contribuir para a formação dos estudantes do Cefet-MG e realizar treinamentos para a comunidade externa.

A ideia é que a Upra sirva para incentivar a instalação de plantas semelhantes em outros estados e promova a formação de profissionais empreendedores neste novo setor econômico, capacitados para a expansão deste tipo de atividade no país.

Localizada no campus II da instituição, a Upra é um projeto da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário do Cefet-MG, em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e a empresa japonesa Kaiho Sangyo.

Centro garante a rastreabilidade de todos os materiais e peças recuperadas dos veículos
Crédito: Cefet-MG/Divulgação

A inauguração fará parte da programação do 8º Festival do Japão em Minas e contará com a participação de representantes do Cefet, do governo de Minas Gerais, do Consulado do Japão e das empresas japonesas envolvidas no projeto.

Durante os três dias de evento, o Cira e a Upra terão estandes no local, com a presença de estudantes e professores da instituição, que vão apresentar a iniciativa e os ganhos com a reciclagem automotiva.

#inovação#sustentabilidade#cefetmg#cefetFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.