Notícias

< voltar
22/Dez/2017 - 00:00 - Atualizado em 10/Mai/2018 - 14:56

Estudantes desenvolvem app que ajuda na economia de recursos naturais do planeta

Com apenas 17 anos, os gêmeos Junio e Jeiel conquistaram o prêmio Bom Exemplo 2017 com o Sustentabilizando


Por Redação
Os gêmeos durante visita à Fapemig
Crédito: Divulgação/Fapemig

Os jovens de 17 anos desenvolveram o aplicativo Sustentabilizando, que tem como objetivo principal apoiar a economia de recursos naturais do planeta, como a redução do consumo de água e energia elétrica. Com a ferramenta, os gêmeos Jeiel Junio Silva Santos e Junio Gabriel Silva Santos, conquistaram o prêmio Bom Exemplo 2017, na categoria cidadania.

Estudantes da rede pública de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, os irmãos desenvolveram o gosto por programação quando fizeram um curso técnico no Senai-MG, entre 2015 e 2016. A partir disso, participaram de um programa de menor aprendiz e foram desafiados a desenvolver um aplicativo com o tema sustentabilidade.

“Uma das funções mais usadas no nosso aplicativo é o cálculo de gasto durante o banho, mas descobrimos que tem professores que estão usando os joguinhos sobre reciclagem que disponibilizamos no aplicativo também. É muito bom saber que o conteúdo está sendo útil”, cita Jeiel.

Apesar das poucas aulas de desenvolvimento durante o curso, as lições foram importantes para descobrirem que gostavam realmente de programar para Android. Antes da inscrição do prêmio Bom Exemplo, o aplicativo tinha 200 downloads na GooglePlay, com a divulgação do processo como finalistas e, em seguida, como vencedores, os downloads já ultrapassaram 12.500.

O prêmio também abriu portas. Recentemente, eles foram convidados para duas semanas de imersão com a equipe de aceleração do FIEMG Lab – programa de aceleração de startups para criar negócios de sucesso e inspirar a indústria e a economia mineira. Além de diagnóstico do negócio, validação do produto e desenho de um plano de metas para o aplicativo, os gêmeos terão acesso ao coworking e aos eventos do programa. Eles também terão contato com o networking da rede FIEMG Lab Community, comunidade formada por todas as startups que já passaram pelo programa.


Fapemig incentiva a programação por meio do CodeLife

Buscando ajudar jovens como Jeiel e Junio a traçarem caminhos possíveis a partir do conhecimento de programação, a Fapemig oferece  à comunidade o CodeLife. O programa permite que os jovens conheçam e façam parte desta nova linguagem que será fundamental para o mercado de trabalho.

A partir da conversa com diversos alunos, a Fundação percebeu que os jovens interagem com a tecnologia de diversas formas, mas os jogos sempre conseguem prender a atenção deles, por isso a estratégia é disseminar o aprendizado da programação através de desafios e recompensas por meio de uma plataforma virtual. Para saber mais sobre o CodeLife, clique aqui.

#sustentabilidade#fapemig#app#meioambiente#sustentabilizandoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.