Notícias

< voltar
15/Fev/2019 - 10:37 - Atualizado em 15/Fev/2019 - 13:26

Janaúba ganha primeira usina fotovoltaica

Inaugurada pela Cemig, empreendimento produzirá energia limpa e renovável que será utilizada por comércios e pequenas indústrias da região


Por Redação Belo Horizonte/MG
16 mil placas fotovoltáicas ajudarão na captação de raios solares para a produção de energia no Norte de Minas
Crédito: Divulgação/Cemig

A Cemig Geração Distribuída (Cemig CD) inaugurou nessa quinta-feira, 14 de fevereiro, a primeira usina de minigeração destinada ao atendimento de clientes em baixa tensão, como comércios e pequenas indústrias. A unidade fica em Janaúba, no Norte de Minas, e é uma parceria com o Grupo Mori Energia Solar.

O empreendimento contou com um investimento de R$ 18,5 milhões e ocupa uma área equivalente a 27 campos de futebol. A energia gerada pelas 16 mil placas fotovoltaicas que captam a irradiação solar será utilizada por comerciantes do mercado central e por empresas e indústrias associadas à Fiemg.

“Agora toda empresa ou pessoa física pode deixar de ser um simples consumidor e pode ser um gerador, mas não é um gerador clássico. Ele compensa o seu próprio consumo e, eventualmente, constitui créditos para consumos futuros”, destaca o diretor de Gestão de Participações da Cemig, Daniel Faria Costa.

Segundo o Atlas Solarimétrico da Cemig, a região Norte de Minas, especialmente Janaúba e o município vizinho de Jaíba, apresenta valores médios de potencial de geração de energia comparáveis aos melhores valores do país, que são encontrados no Nordeste.

#tecnologia#sustentabilidade#energia#janaúba#cemigFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.