
A Cemig Geração Distribuída (Cemig CD) inaugurou nessa quinta-feira, 14 de fevereiro, a primeira usina de minigeração destinada ao atendimento de clientes em baixa tensão, como comércios e pequenas indústrias. A unidade fica em Janaúba, no Norte de Minas, e é uma parceria com o Grupo Mori Energia Solar.
O empreendimento contou com um investimento de R$ 18,5 milhões e ocupa uma área equivalente a 27 campos de futebol. A energia gerada pelas 16 mil placas fotovoltaicas que captam a irradiação solar será utilizada por comerciantes do mercado central e por empresas e indústrias associadas à Fiemg.
“Agora toda empresa ou pessoa física pode deixar de ser um simples consumidor e pode ser um gerador, mas não é um gerador clássico. Ele compensa o seu próprio consumo e, eventualmente, constitui créditos para consumos futuros”, destaca o diretor de Gestão de Participações da Cemig, Daniel Faria Costa.
Segundo o Atlas Solarimétrico da Cemig, a região Norte de Minas, especialmente Janaúba e o município vizinho de Jaíba, apresenta valores médios de potencial de geração de energia comparáveis aos melhores valores do país, que são encontrados no Nordeste.
Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.