Cientistas europeus encontraram soluções para problemas relacionados ao desperdício e também para a área da construção civil. No primeiro caso, alunos de engenharia Universidade Técnica Dinamarquesa foram desafiados por uma rede atacadista a transformarem as toneladas de lixo biológico produzidos pela rede em algo de maior valor que o composto ou biogás.
Os estudantes, que fazem parte de um grupo de estudos sobre inovação, desenvolveram uma farinha de cenoura que aproveita subprodutos que antes seriam descartados, como cascas e polpas. A farinha de cenoura substitui farinhas comuns, como a de trigo. Com ela foi possível assar pães com textura, cor e estrutura semelhantes ao pão convencional.
O produto final foi aprovado pelos supervisores do projeto, que devem utilizar a farinha para outras finalidades.
Construção civil
Desta vez na Inglaterra, na Universidade de Lancaster, pesquisadores desenvolveram uma técnica que permite tornar o concreto mais forte e resistente utilizando nanopartículas extraídas das fibras de cenoura e de também de beterraba.
As nanopartículas são adicionadas para aumentarem a produção de hidrato de silicato de cálcio, composto responsável pela resistência e flexibilidade do concreto. O projeto recebeu investimento de um fundo europeu que busca soluções aplicáveis à construção civil.
Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.