Notícias

< voltar
27/Mai/2019 - 00:00

Fumsoft seleciona startups nacionais com soluções de “cidade inteligente” para Belo Horizonte

Programa de Aceleração tem parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e com American Tower do Brasil, referência em conectividade


Por Redação Belo Horizonte/MG
Crédito: Divulgação / Fumsoft

Até o dia 31 de maio, a Fumsoft (Sociedade Mineira de Software) recebe inscrições para o programa Acelera MGTI, que vai selecionar startups nacionais interessadas em desenvolver soluções para contribuir com o avanço de Belo Horizonte dentro do conceito de Smart Cities. O termo, que em inglês significa “Cidades Inteligentes”, representa cidades que usam a tecnologia em seu processo de planejamento e desenvolvimento de políticas urbanas, com soluções avançadas em diversos setores, como energia, mobilidade urbana, segurança, saúde entre outros.

As startups interessadas deverão acessar o edital através deste site e se inscrever até o dia 31 de maio. Podem participar startups de base tecnológica, focadas em soluções para a cidade que já possuam pelo menos um MVP (Minimum Viable Product - produto minimamente viável) da solução pretendida e que estejam, no mínimo, em fase de descoberta ou validação do cliente.

Após essa etapa, uma comissão julgadora dará notas aos projetos e os que tiverem pontuação maior que 3,5 (em 5) serão convidados a fazer uma apresentação presencial da solução. Ao final desse processo, serão selecionadas 12 empresas para seguir no programa. O resultado será divulgado em 7 de junho. 

O processo de aceleração, fase em que as startups escolhidas serão assessoradas para desenvolver as suas soluções, durará seis meses e se iniciará no dia 1º de julho. Ao final deste período, elas apresentarão os seus trabalhos e os autores das duas startups que melhor performarem durante o processo ganharão uma viagem internacional para ampliar os seus conhecimentos sobre smart cities, em uma cidade inteligente referência, ainda a ser definida.

Projeto na prática 

Com apoio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e da American Tower do Brasil, empresa líder em conectividade, o programa será um canal de entrada das inovações no município. Ao todo, doze projetos selecionados passam pelo processo de aceleração e serão testados na cidade.

“Belo Horizonte ainda está dando os primeiros passos para tornar-se uma cidade inteligente e o nosso foco é que ela seja, futuramente, uma referência nesse assunto”, destaca Jessica Martins, CEO da Fumsoft. Os principais objetivos do Acelera MGTI é dar condições para que as startups consigam desenvolver soluções viáveis e aplicáveis que irão favorecer o cotidiano do cidadão.

Crédito: Divulgação / Fumsoft

Webinar                                                                                                                                                 

Nos dias 27 e 28 de maio, a Fumsoft irá promover webinars sobre Cidades Inteligentes, para trazer mais informações sobre esse conceito, ainda pouco difundido na capital. No primeiro dia, a webconferência conta com a participação de Edvar Pera Junior, Diretor Executivo da Softex, um dos responsáveis pelo projeto de tornar Campinas uma Cidade Inteligente e que hoje é uma das referências do assunto no país. Para se inscrever, clique aqui.

Sobre a Fumsoft

Criada há 27 anos, é uma instituição sem fins lucrativos sediada em Belo Horizonte/MG e que trabalha em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva de Tecnologia da Informação em Minas Gerais. Promove programas nas áreas de empreendedorismo (incubação e aceleração de startups), qualidade, negócios internacionais, projetos de P&D e Lei de Informática e capacitações empresariais.

Acelera MGTI é um programa gerido pela Fumsoft, pioneiro em Mina Gerais e especializado em potencializar empreendimentos inovadores, de base tecnológica. Saiba mais em www.aceleramgti.com

Serviço:

Programa Acelera MGTI - Chamada para o ciclo Smart Cities 2019

Inscrições até 31/5

Acesse aqui o edital

Clique aqui para visitar o site para inscrição.

#fumsoft#startups#SmartCities#cidadesinteligentesFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.